Governo leva ações de saúde aos desabrigados pela cheia no Rio Tocantins em Imperatriz

Ambulatórios volantes auxiliam desabrigados. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), continua auxiliando, através de ações em saúde, a população dos municípios maranhenses atingidos pelas fortes chuvas. Em Imperatriz, profissionais de saúde, através de dois ambulatórios volantes, estão percorrendo locais de acolhimento de pessoas desabrigadas por conta da cheia do Rio Tocantins. Além dos ambulatórios volantes, três unidades de saúde da rede estadual atendem pacientes com síndrome respiratória.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca a necessidade de levar atendimentos em saúde para as pessoas atingidas pela chuva. “É muito importante que, nesse momento, o poder público se aproxime da população, facilitando seu acesso a serviços essenciais. O ambulatório volante garante assistência em saúde a essas pessoas que já estão sofrendo com a perda de seus bens materiais”, esclarece.

Cada equipe do ambulatório volante é composta por um médico, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem, além de farmacêutico e assistente social. Durante as ações realizadas pelos ambulatórios volantes dentro dos abrigos, são oferecidos serviços de consultas médicas, exames, medicamentos, vacinas da caderneta vacinal e contra a Covid-19, testagem e distribuição de máscaras.

Além dos ambulatórios volantes que estão atuando em Imperatriz, três unidades na cidade estão recebendo pacientes com sintomas de síndromes respiratórias. A Unidade de Pronto Atendimento – UPA Bernardo Sayão é a porta de entrada para os casos de síndrome respiratória e o Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, assim como o Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, estão recebendo os casos de internação em decorrência da doença.

A SES também está levando atendimento aos municípios de Mirador, Colinas e Grajaú, municípios mais atingidos com as fortes chuvas no Maranhão.