Governo do estado reforça ações para municípios maranhenses atingidos pelas chuvas

Equipes de bombeiros distribuem cestas básicas, medicamentos e auxiliam no transporte de famílias e de profissionais (Foto: Divulgação)

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), sete municípios decretaram situação de emergência. São eles: Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano, Formosa da Serra Negra e Imperatriz. Em todo o Estado, são contabilizadas 842 famílias desabrigadas ou desalojadas.

Nos municípios mais afetados pelas chuvas intensas, as equipes de bombeiros mantêm o trabalho de distribuição das cestas básicas, medicamentos e o transporte de famílias e de profissionais. Além do emprego de equipes operacionais e do constante monitoramento das condições do tempo e dos volumes dos rios, o CBMMA segue prestando apoio técnico aos municípios no que se refere à adoção de procedimentos legais para Decretação de Situação de Emergência e na execução de processos para solicitação de auxílio aos afetados.

Diversos órgãos estaduais prestam assistência às cidades atingidas pelas enchentes. As principais ações são a distribuição de cestas básicas e refeições por meio dos Restaurantes Populares, realização de exames e consultas, aplicação de vacinas com distribuição de máscaras, máquinas para desobstruir as vias e entrega de kits de eletrodomésticos.

A Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou a doação de dois mil colchonetes para os desabrigados e quentinhas no almoço e jantar nas localidades que possuem Restaurante Popular. A Secretaria de Saúde (SES) realiza, pelos ambulatórios volantes dentro dos abrigos, serviços de consultas médicas, exames, medicamentos, vacinas da caderneta vacinal e contra a Covid-19, testagem e distribuição de máscaras.

A Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc) fez a doação de 250 kits para ajudar famílias atingidas pelas chuvas em Imperatriz. A doação foi viabilizada após parceria da Seinc com a iniciativa privada. Cada kit inclui geladeira, fogão, colchão, filtro d’água e cesta básica – no total, serão 1.250 itens. A Secretaria de Governo (Segov) fez a doação de cestas básicas para os seguintes municípios: Imperatriz (954 cestas); Mirador (1.500 cestas); São Pedro da Água Branca (500 cestas); e Grajaú (300 cestas).

Situação dos rios

Em Imperatriz, o nível do rio Tocantins se apresenta estável, na marca de 9,80 metros, aproximadamente três metros acima da cota de inundação. No município, 244 famílias estão desabrigadas ou desalojadas.

Em Mirador, o Rio Itapecuru apresenta tendência de baixa, porém ainda acumula grande volume, marcando o nível de 4,70 metros. Alguns povoados ainda se encontram isolados.

Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, o nível do Rio Mearim encontra-se próximo da cota de inundação. Bombeiros da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM) e agentes das prefeituras já trabalham na retirada de algumas famílias dos locais de maior risco. Quase cem abrigos públicos já estão prontos para ocupação.