Governo do Maranhão inicia distribuição de imunizantes para vacinação de crianças contra a Covid-19

Distribuição de imunizantes para vacinação de crianças. (Foto: Rogério Sousa)

O Governo do Maranhão iniciou, ainda nesta sexta-feira (14), a distribuição das 50.200 doses de vacinas da Pfizer para a vacinação de crianças contra a Covid-19 nos municípios maranhenses. As cidades da região metropolitana foram as primeiras a receberem as vacinas. Os demais municípios começam a receber os imunizantes neste sábado (15) por via aérea e terrestre. Com a chegada das vacinas, as cidades iniciam a vacinação das crianças entre 5 e 11 anos.

“Finalmente chegaram as vacinas para as crianças e agora nosso objetivo é iniciar, imediatamente, a distribuição para, assim, realizarmos o mais rápido possível a imunização das crianças maranhenses. É importante lembrar que o Brasil é o segundo país do mundo onde mais morreram crianças em razão da Covid-19. Então precisamos acelerar a proteção dos pequenos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, durante a vacinação da primeira criança maranhense nesta sexta-feira.

Assim que chegaram ao estado, as vacinas foram levadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI) para organização e envio aos municípios. O Governo manterá o esquema logístico eficiente utilizado para a distribuição dos imunizantes aos 217 municípios maranhenses em até 48 horas.

Nesta primeira remessa, a estimativa para o município de São Luís é de 5.100 doses. Já São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa recebem, respectivamente, 970, 630 e 200 doses do imunizante. Nesta sexta-feira (14), os municípios maranhenses receberam orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) acerca do público-alvo e demais informações sobre armazenamento e condicionantes para a vacinação.

No Maranhão, as crianças serão vacinadas de forma escalonada, alcançando, inicialmente, as crianças dentro dessa faixa etária com comorbidades ou deficiência permanente, indígenas e quilombolas. Em seguida, a vacinação de crianças sem comorbidade por faixa etária decrescente de 11 a 5 anos, até que se atinja todo o grupo etário.

A expectativa do Maranhão é vacinar aproximadamente um milhão de crianças com a primeira dose até o mês de março. O intervalo para a segunda dose é de oito semanas.