Governo capacita profissionais que atuarão na Força Estadual de Saúde

Formação de profissionais que atuarão na Força Estadual de Saúde (Foto: Ilano Lima)

O Governo do Estado iniciou, nesta terça-feira (25), o treinamento dos novos profissionais aprovados no seletivo da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma). A capacitação acontecerá até a próxima segunda-feira (31). A proposta é fazer com que os 31 novos membros estejam aptos a desenvolverem ações para a prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal; controle de doenças como diabetes e hipertensão; e identificação e tratamento da Hanseníase.

“A inserção dos novos profissionais será para darmos continuidade ao nosso programa de governo, cujo intuito é melhorar os indicadores, prestando assistência em saúde e apoio institucional nos municípios maranhenses. Além disso, a Fesma também influencia na qualidade do atendimento prestado pela Atenção Primária, mostrando um SUS efetivo por meio de profissionais capacitados e atuantes”, disse a secretária adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Waldeise Pereira.

A Fesma conta com 107 profissionais, divididos em equipes que atuam em mais de 50 municípios maranhenses. As equipes contam com enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, técnicos de enfermagem, além de motoristas e técnicos administrativos.

O secretário de Igualdade Racial (SEIR), Gerson Pinheiro, destacou a importância da Fesma para as comunidades quilombolas. “A presença dela nas comunidades tradicionais do Maranhão faz com que as pessoas se sintam bem cuidadas e de forma especial pelo Estado. Cerca de 80% da nossa população é de negros, portanto a Força contribui para a execução da Política Estadual de Saúde Integral das Comunidades Tradicionais”, destacou.

Formação de profissionais que atuarão na Força Estadual de Saúde (Foto: Ilano Lima)

O secretário de Estado de Articulação de Políticas Públicas (SEEPP), Marcos Pacheco, também esteve presente no primeiro dia de capacitação. “É importante que os profissionais sejam bons na assistência às pessoas e tenham o olhar voltado para o funcionamento da gestão e no aprimoramento do fluxo de atendimentos mais humanizados. Além disso, é preciso ter a sensibilidade de ensinar aos pacientes o autocuidado, pois não basta apenas atender, é preciso se investir em um processo de educação e assistência”, ressaltou.

A nutricionista Michelle Pinheiro atuará no município de Codó e região e se diz animada para as missões que virão. “A minha expectativa é poder trabalhar junto às comunidades mais vulneráveis, contribuindo de forma positiva e resolutiva. Penso que a principal motivação seja o desejo de fazer diferente, e a Fesma tem como característica a valorização do seu profissional e isso se soma ao bom trabalho que espero desenvolver”, contou.

Instituída em 2015 pelo governador Flávio Dino, a Fesma já garantiu mais de um milhão de atendimentos. “Nós chegamos naqueles locais de mais difícil acesso para somar com os municípios, fazer um trabalho conjunto de atenção primária dentro da casa dos pacientes, atendendo pacientes hipertensos, diabéticos, gestantes, crianças, na prestação de um trabalho de qualidade às famílias maranhenses. Os profissionais que estão chegando somarão esforços para que, todos juntos, participem desse processo de mudar a realidade do Maranhão sempre pensando no melhor”, ressaltou Silvia Costa, enfermeira que compõe a equipe da Fesma desde 2018.