Governo disponibiliza testagem para a Covid-19 em drive-thru no Parque do Rangedor

Drive-thru de teste para Covid-19 no Parque do Rangedor (Foto: Márcio Sampaio)
Drive-thru de teste para Covid-19 no Parque do Rangedor (Foto: Márcio Sampaio)

O drive-thru de testagem para Covid-19 começou a funcionar nesta terça-feira (25) no Parque do Rangedor, no Calhau. São três tendas de testagem, instaladas no estacionamento do parque estadual, com capacidade para atender 1.000 pessoas diariamente. O teste disponibilizado é o swab nasal. O serviço, oferecido pelo Governo do Estado, estará disponível até sábado (29).  

No primeiro dia de funcionamento, o drive recebeu a visita do vice-governador Carlos Brandão, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande. 

“A grande maioria das pessoas que estão sendo diagnosticadas com a Covid-19 não apresenta sintomas graves, mas segue sendo necessário que a gente faça a maior quantidade de testes possíveis para identificarmos quem está ou não com o coronavírus. E a gente tem acompanhado isso de perto. Temos que monitorar”, disse Carlos Brandão.  

Para ter acesso ao teste, as pessoas devem apresentar documento com foto e número do cartão do SUS. O serviço funciona das 8h30 às 16h.  

A dona de casa Maria Sebastiana Costa do Nascimento, 61 anos, elogiou a oportunidade de testar. “Isso aqui foi muito bom. A doença está aí, e vira e mexe ela aumenta. A gente tem que se prevenir e procurar ajuda. Ontem, eu não deixei ninguém dormir com dor de cabeça e dor de garganta”, disse a dona de casa. O drive-thru integra as ações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em combate à pandemia e é coordenado pela EMSERH.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explicou que mais de 600 mil testes também foram enviados aos municípios do Maranhão.  

Drive-thru de teste para Covid-19 no Parque do Rangedor (Foto: Márcio Sampaio)

“Já foram mais de 600 mil testes distribuídos aos municípios do Estado do Maranhão para que tenham condição de fazer esse trabalho. Não é só testar. É testar e isolar para evitar a contaminação de outras pessoas. A transmissibilidade da ômicron é muito maior que as outras variantes da Covid-19. Por isso, é fundamental a gente continuar o processo de testagem. Testando e isolando para que a gente tenha condições de evitar a propagação da doença”, disse Carlos Lula.  

O presidente da EMSERH, Marcos Grande, explicou que o equipamento vai funcionar até sábado. “O drive-thru volta como serviço auxiliar à nossa política de combate ao coronavírus. Na primeira e segunda onda vimos o quanto foi importante termos o equipamento à disposição da sociedade, para testar, identificar a doença, se proteger e proteger outras pessoas. Fomos surpreendidos com o dobro do público já no primeiro dia”, disse.  

Este é o sexto drive-thru de testagem disponibilizado pelo Governo do Estado à população durante a pandemia da Covid-19. O primeiro funcionou em setembro de 2020 no estacionamento do Multicenter Sebrae. Depois em Imperatriz e Parque do Rangedor, por duas vezes, e no Castelão. Nas cinco edições do drive-thru de testagem foram registrados mais de 30 mil atendimentos.