Campanha Volta às Aulas com o Detran alerta para cuidados no transporte de crianças

Detran levou ação educativa para crianças do Colégio Marista Araçagy (Foto: Divulgação)
Detran levou ação educativa para crianças do Colégio Marista Araçagy (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou, na manhã desta quarta-feira (26), uma ação educativa no Colégio Marista Araçagy, para marcar o lançamento da campanha Volta às Aulas com o Detran, que tem por objetivo conscientizar e orientar os condutores sobre o transporte seguro de crianças.

A ação de lançamento da campanha, realizada pela Coordenação de Educação para o Trânsito, contou com a presença do diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, e da coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânia de Farias. Para o evento, foram mobilizados 20 educadores do Detran-MA, que distribuíram material informativo e conversaram com pais, alunos e professores. Também estavam presentes à ação, os mascotes Zé Plaquinha, Maria Sinaleira, Zé Máforo e Fadinha, que realizaram atividades lúdicas com as crianças da escola.

A campanha Volta às Aulas com o Detran visa, principalmente, esclarecer pais e profissionais do transporte escolar sobre as atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que, por meio da Lei 14.071/2020, estabeleceu melhorias relacionadas ao uso de equipamentos de proteção, e também reforçou as punições e multas para quem não seguir as medidas de segurança para o transporte de crianças.

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, ressaltou a importância dessa iniciativa voltada para os cuidados no transporte de crianças. “Através dessa campanha, nós atuamos com pais, professores e alunos para conscientizá-los sobre as regras que visam preservar a segurança no transporte dos estudantes e do trânsito em geral”, explicou.

Detran levou ação educativa para crianças do Colégio Marista Araçagy (Foto: Divulgação)

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA, Rositânia de Farias, acredita que as campanhas educativas voltadas para o público infantil são fundamentais para a consolidação de um comportamento mais seguro no trânsito. “As crianças são o futuro da sociedade, portanto, a partir do momento em que elas têm um envolvimento mais intenso nas nossas campanhas educativas, com certeza, a mensagem por um trânsito mais seguro seguirá de maneira mais presente no comportamento dos futuros condutores”, afirmou. 

A coordenadora pedagógica do Colégio Marista, Rafaella Santalucia, elogiou o trabalho do Detran-MA nas escolas. “Iniciativas educativas como essa do Detran-MA contribuem de maneira muito positiva para a formação dos alunos, por isso, para nós, é uma honra fazer parte do lançamento de uma campanha tão importante. Nós esperamos poder contar sempre com esse trabalho dos educadores do Detran-MA”, destacou.

A campanha Volta às Aulas com o Detran vai acontecer até o fim do mês de fevereiro. Neste período, serão realizadas ações educativas nas escolas, sempre nos horários de entrada e saída de alunos. Até o momento, 10 ações já estão agendadas, mas outras escolas interessadas em participar podem solicitar, sem nenhum custo, a ação dos educadores do Detran-MA, através do link www.detran.ma.gov.br/SolicitacaoAtividade/, ou pelo telefone 3089 2077.