Programa de captação de eventos garante vinda de 700 participantes a São Luís

O Governo do Estado está desenvolvendo, através da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos. O primeiro resultado foi alcançado no fim de semana com a escolha da capital maranhense como sede do Seminário Nacional de Atenção Básica de 2016, que deverá atrair 700 participantes de todo o país.

“Ressaltamos nossas potencialidades, como o maior acervo arquitetônico colonial da América Latina e o título de Patrimônio Histórico da Humanidade, além do nosso povo alegre e hospitaleiro. O desenvolvimento do turismo é um fator importante para a economia dos municípios maranhenses, o governador Flávio Dino tem essa sensibilidade e a gestão estadual está trabalhando para isso”, destacou a secretária da Setur, Delma Andrade.

A captação do evento para São Luís ocorreu durante reunião do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Enfermagem, em Brasília, no sábado (28) e domingo (1º). A capital maranhense disputou com Curitiba (PR) o pleito para sediar o evento.

Através do Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos, foi produzido um dossiê completo sobre o município maranhense, destacando atrativos turísticos, culturais e gastronômicos, além de toda estrutura para receber o Seminário Nacional de Atenção Básica de 2016. Também foram entregues 90 kits promocionais dos destinos turísticos do Maranhão.

Segundo a secretária, a captação de eventos garante benefícios em diversas áreas. “Este tipo de ação ajuda a enfrentar a questão da sazonalidade, garantindo ocupação constante nos hotéis e a movimentação de toda a cadeia produtiva da cidade. Além disso, traz debates importantes para a realidade local, neste caso, pesquisadores nacionais e internacionais voltados para a Atenção Básica em Saúde”, frisou Delma Andrade.

A iniciativa para o pleito de São Luís como sede do evento foi feita pela Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão, que contou com o apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Turismo de São Luís e do São Luís Convention & Visitors Bureau.