Alunos intercambistas do programa IEMA no Mundo retornam ao Maranhão

Alunos intercambistas ingressaram ao Maranhão

Alunos intercambistas ingressaram ao Maranhão (Foto: Divulgação)

Após seis meses de estadia no Canadá e na Argentina, os intercambistas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Ingrid Pavão, Guilherme Cardoso, Maria Luiza Soares, Leídson Fernando, Nycole Costa e Vitoria Ramos regressaram ao Maranhão. O grupo do Canadá retornou na última sexta-feira (2) e o da Argentina nesta segunda-feira (6).

Os jovens viajaram por meio do programa IEMA no Mundo, que oportuniza aos alunos do instituto intercâmbio internacional por um período de um semestre, com todas as despesas pagas através de bolsa de estudo concedida em parceria com a empresa Via Mundo.

Segundo o diretor de Ensino e Pesquisa do IEMA, Elinaldo Silva, os alunos viveram uma experiência marcante. “Recebemos os nossos alunos do Canadá e da Argentina, consolidando cada vez mais nosso programa de intercâmbio. Esta ação é de grande importância, uma vez que enviamos os alunos para estudar em uma escola no exterior. Consequentemente, eles melhoram seu repertorio linguístico e cultural. Sabemos que essa oportunidade abre novos horizontes para esses estudantes, influenciando na vida pessoal, acadêmica e profissional”, ressaltou.

Foram seis meses de intercâmbio (Foto: Divulgação)

De acordo com Nycole Costa, que fez intercâmbio na Argentina, a experiência foi transformadora em sua vida. “Este semestre foi incrível! Além de aprender um novo idioma, aprendi coisas que eu pensei que não seria capaz. Descobri talentos novos e me transformei como pessoa. Me tornei uma pessoa mais responsável, menos tímida e com novos valores. Fui acolhida em uma família anfitriã maravilhosa. Foi a melhor experiência da minha vida”, contou.

Para o estudante Guilherme Cardoso, que fez intercâmbio no Canadá, a oportunidade foi a realização de um sonho. “Batalhei a vida toda para ter essa chance, mas sempre me pareceu bem distante, quase impossível, devido a minha realidade. Quando conheci o IEMA e vi que teria essa oportunidade, tive foco e determinação, e consegui. Sou muito grato”, destacou o estudante, acrescentando que o intercâmbio não foi só uma experiência linguística.

“Essa oportunidade me fez crescer em vários fatores, como visão de mundo, conhecimento, cultura, perseverança, maturidade, entre outros. Sempre serei grato ao Governo do Estado e a todos os envolvidos que me ajudaram a chegar lá, e espero retribuir da forma correta o investimento feito em mim e na educação da minha geração”, enfatizou.

Ao todo, 33 alunos já participaram do programa de intercâmbio do IEMA desde 2017. Eles cursaram seis meses de High School em países como Argentina, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Dinamarca, com todas as despesas pagas pelo Governo do Maranhão.