Artigo do governador – 2021: fé e esperança para prosseguir

• Artigo do governador Flávio Dino

Em todo o mundo, o findar de 2020 e a chegada de um novo ano ganham enorme significado. A expectativa de que tenhamos um novo ciclo repleto de dias melhores nos leva a um exercício de fé e esperança. A vacinação contra a Covid-19, o fim da pandemia, a retomada plena das atividades econômicas e a liberdade de estar perto de quem amamos são alguns dos motivos que enchem os corações de ansiedade pelo que 2021 representará. Reforço a minha convicção de que, com a bênção de Deus, teremos um ano melhor.

Mesmo em meio às intempéries, encerramos este ano com avanços importantes. Não abrimos mão do trabalho sério, contínuo e responsável em favor da população do Maranhão. Seguimos implantando a nova rede estadual de saúde inaugurando mais 13 unidades hospitalares, o que resultou em cerca de 500 leitos permanentes incorporados, além dos temporários exclusivos para coronavírus. Também conseguimos superar a marca de 55 mil cirurgias eletivas realizadas em todas as regiões do Estado, por meio do Programa Mais Cirurgias. Destaco a relevância dos nossos profissionais de saúde, a quem reitero agradecimento pelo dedicado e fundamental trabalho nesse difícil ano.

Na Educação, mantivemos o franco progresso experimentado desde o primeiro ano de nossa gestão, destacando o Maranhão como o estado com maior programa educacional em execução do país. A partir do Programa Escola Digna, superamos 1.000 obras concluídas em prédios escolares, além de fardamentos, materiais didáticos, transporte escolar e, neste ano, apoio tecnológico para manutenção do ensino à distância em virtude da interrupção das aulas presenciais. Registramos cerca de 90% dos alunos do ensino médio alcançados por atividades educacionais não presenciais, minimizando os prejuízos oriundos dos fatores sanitários.

Por meio da principal estratégia de retomada do trabalho – o Plano Emergencial de Empregos Celso Furtado, já alcançamos a aplicação de quase a totalidade de recursos previstos e superamos antecipadamente a meta de geração de vagas formais de empregos, batendo ainda em novembro a marca de 63.670 postos de trabalho criados, mais do que todo o ano de 2019, segundo dados do Caged do Governo Federal.

Com isto, contribuímos com a melhoria das condições de vida das famílias maranhenses em meio às crises sanitária e econômica que enfrentamos. Agradeço em especial, ao empresariado e aos trabalhadores, pela parceria fundamental para estes resultados. Registro que, além dos investimentos públicos, também ampliamos as ações do Governo em apoio aos negócios privados nesse período, a exemplo da concessão de anistia e descontos de impostos, parcelamento de tributos e prorrogação de validade de certidões negativas, mantendo as atividades empresariais.

Em 2020, vivemos muitos desafios sim, talvez os maiores da história do nosso estado, mas também tivemos muitas conquistas, as quais fazemos questão de celebrar porque são fruto de um trabalho de uma equipe aguerrida e incansável, a quem agradeço destacadamente. Em diversas oportunidades, atestamos a importância do serviço público de qualidade na construção de uma sociedade mais igualitária em direitos.

Chegamos, portanto, a 2021 com a firme confiança de que será um ano de mais fraternidade, paz e progresso para o nosso estado e, quiçá, para o Brasil. Apesar das incertezas do cenário nacional, prosseguiremos com fé e esperança, convictos de que nossa maior responsabilidade é continuar cuidando do Maranhão e das pessoas que aqui vivem, assegurando mais dignidade e justiça social. Feliz ano novo!