Artigo do governador: A cidadania pelo esporte

  • Artigo do governador Flávio Dino

Além das medalhas que atletas maranhenses conquistaram nos recentes Jogos Panamericanos realizados em Lima, Peru, o esporte do nosso Estado obteve nesta semana mais uma expressiva vitória: o time do Sampaio Corrêa é o novo campeão brasileiro de basquete feminino. Neste período do nosso governo, temos ajudado o time a se manter ativo e forte, pois leva a bandeira do nosso Estado e impulsiona a formação de novos atletas.

Ao mesmo tempo, vai chegando ao fim mais uma edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), com a participação de milhares de atletas integrantes das escolas públicas e particulares de mais de 100 municípios, de todas as regiões do nosso Estado. Como gestor público, reconheço o papel da atividade esportiva na formação da pessoa. Trata-se de uma atividade alimentada por educação e disciplina, com capacidade para gerar oportunidades, cidadania e transformação de vidas. Por essa convicção, investimos fortemente para que nesta 47ª edição do JEMS pudéssemos oferecer uma das maiores e melhores estruturas esportivas aos nossos atletas estudantis. As disputas incluíram 14 modalidades esportivas no JEMs e 9 modalidades no ParaJEMs, etapa destinada a pessoas com deficiência.

Também ampliamos investimentos em equipamentos sociais que estimulam as práticas esportivas. Recentemente inauguramos a reforma e ampliação do Fórum de Desenvolvimento Local e Sustentável do Jaracaty, cujo funcionamento é apoiado pelo governo do Estado, com a parceria da Cemar. Um espaço que beneficia mais de 200 crianças e jovens, com aulas esportivas e capacitação profissional. Já foram 380 projetos apoiados pelo governo do Estado, com a Lei de Incentivo ao Esporte, com investimentos públicos de dezenas de milhões de reais.

Finalmente, destaco que neste sábado inauguramos os Centros Mais Esporte dos municípios de João Lisboa e de Amarante, na região tocantina, com estruturas completas: quadra coberta, playground, salas, arquibancadas, pista de caminhada.

Acreditamos que é possível conquistar justiça social também por meio do esporte. Por isso, estamos avançando e seguiremos com investimentos expressivos no setor. E estes aumentarão na medida em que a crise nacional seja superada.