Artigo do governador: Dia Internacional da Mulher

  • Artigo do governador Flávio Dino

Um Governo que tem por base a defesa dos direitos de todos tem o compromisso de também exaltar as conquistas de uma parcela tão valiosa de nossa população: as mulheres. Celebramos o Dia Internacional da Mulher colecionando importantes avanços nas políticas públicas de cuidado, proteção e valorização das mulheres no Maranhão. Ficamos tristes, entretanto, ao ver o Brasil na contramão, na medida em que altas autoridades tratam com escárnio tantas mulheres, desde profissionais de imprensa até grandes referências da luta pelos direitos das mulheres.

Como prova de que estamos fazendo a nossa parte, lembramos algumas conquistas maranhenses. Fomos o primeiro estado brasileiro a criar um Departamento de Feminicídio na Polícia Civil. A unidade viabiliza tratamento especializado e investigações mais céleres de crimes dessa natureza.

Também instalamos a Casa da Mulher Brasileira, a segunda do país, um completo centro de referência na defesa e cuidado humanizado com mulheres vítimas de todos os casos de violência. No mesmo espaço, órgãos estaduais, municipais, da Justiça e da sociedade civil atuam conjuntamente, todos os dias da semana e 24 horas por dia à disposição da população feminina. Em pouco mais de 2 anos de funcionamento, já foram realizados cerca de 55 mil atendimentos, comprovando sua relevância social. Por isso, ampliaremos o serviço e, com investimentos estaduais, instalaremos a primeira Casa da Mulher Maranhense na cidade de Imperatriz, ainda este mês.

Criamos a Patrulha Maria da Penha no Maranhão, que atua no cumprimento de ações como medidas protetivas, com acompanhamento, visitação e acolhimento de mulheres em risco, a partir do trabalho de policiais qualificados para atuação especializada e com uso de viaturas e equipamentos exclusivos. Com mais de 6 mil mulheres atendidas, a iniciativa já recebeu reconhecimento nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública por seus resultados.

A atenção às mulheres também perpassa a saúde e a assistência. Lançamos o Cheque Cesta Básica-Gestante com foco no estímulo à assistência pré-natal e garantia da segurança alimentar das mães, por meio de repasse de apoio financeiro, gerando forte impacto na redução da mortalidade materna e infantil. Em paralelo, estruturamos a Rede de Atenção Materno Infantil em todo estado, com ampliação de leitos em maternidades, inclusive de UTI, instalação de Centros Sentinelas de Planejamento Reprodutivo e serviços como a Sala Cuidar, serviço médico de emergência por telefone para grávidas de todo o Estado. E, por meio da Carreta da Mulher, já foram realizados mais de 270 mil procedimentos de prevenção e diagnóstico de cânceres de mama e colo do útero, além de outros exames especializados.

Fortaleceremos as iniciativas a favor das mulheres maranhenses, sem medir esforços. Entendemos a transformação social a partir da atenção e qualidade de vida das mulheres, que tem papel fundamental em suas famílias, locais de trabalho, Igrejas e comunidades. A força da mulher maranhense nos motiva a fazer mais e melhor por todas.