Artigo do governador: Direitos humanos para cuidar das pessoas

• Artigo do governador Flávio Dino

Desde que assumimos o Governo do Maranhão, definimos como prioridade a execução de políticas públicas de garantia dos direitos do povo maranhense, com foco na defesa daquilo que é básico: educação, saúde e renda, três pilares sociais fundamentais. Criamos o inovador Plano Mais IDH, a partir da combinação de iniciativas intersetoriais objetivando o alcance do desenvolvimento e do bem viver. A estratégia foi exitosa, de modo que, em 2017, os resultados revelaram que o Maranhão conquistara a 8ª maior evolução no Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDHm), indicador que avalia o grau de desenvolvimento das cidades brasileiras e que serve de base para mensurar o Plano Mais IDH.

Agora, chegando ao fim do quinto ano de execução do Plano, avançamos com o aperfeiçoamento dos programas integrantes, fortalecendo as ações governamentais estabelecidas. Ontem, por exemplo, realizamos mais um “Dia D” do Mais IDH, quando entregamos mais sete Restaurantes Populares, três Escolas Dignas, quadras poliesportivas, sistemas de abastecimento de água, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), kits de irrigação agrícola, entre outros.

Com estas entregas, chegamos à inédita marca de 42 equipamentos de segurança alimentar no Maranhão, dispondo de alimentação balanceada e saudável. E o mais importante é que além de sanar uma necessidade básica, que é a alimentação, os restaurantes funcionam como Centros de Referência em Segurança Alimentar, ofertando cursos de capacitação, atendimentos básicos de saúde e atividades físicas para a comunidade.

Na dimensão educação, em que registramos a 3º maior evolução positiva na última amostragem do IDH, temos feito história com a inauguração de 1.000 obras educacionais, em todas as regiões do Maranhão. São dezenas de milhares de estudantes beneficiados nas redes municipais e estadual, IDEB crescendo, mais de 20 mil jovens e adultos alfabetizados por meio de programas como o “Sim, Eu Posso!”, e outros 3 mil alunos formados por cursos técnicos dos IEMAs, somente nos municípios beneficiados pelo Plano Mais IDH. Ações de capacitação que, combinadas com assistência técnica e doação de tratores e outros equipamentos, fortaleceram as atividades produtivas, que geram renda às comunidades.

Com avanços tão importantes como esses e muitos outros que temos conquistado ao longo dos últimos anos, temos o sentimento de que o caminho da justiça social, garantia de direitos e atenção aos que mais precisam é o melhor a ser percorrido. Nesse dia 10 de dezembro, marcado pela celebração do Dia Mundial dos Direitos Humanos, reforçamos a certeza de que o nosso compromisso de construir um Maranhão mais digno para todos tem se cumprido todos os dias. Ainda tem muito a avançar e é esse o desafio que nos move.