Bancos de Leite da rede estadual de Saúde reforçam importância da Campanha Agosto Dourado

Aleitamento exclusivo é recomendado até o 6º mês (Foto: Julyane Galvão)

Os bancos de leite da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, e do Hospital Regional Materno Infantil (HRMI), em Imperatriz, estão reforçando a importância da Campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno exclusivo até os seis meses. Os equipamentos são responsáveis por coletar, analisar, armazenar, preservar e entregar leite materno doado para alimentar os bebês que precisam.

De acordo com a supervisora do Banco de Leite Humano da Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Irenildes Costa, a Campanha Agosto Dourado é importante por sensibilizar a sociedade como um todo acerca da importância da amamentação. “O leite materno tem tudo o que o neném precisa, todos os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento”, ressalta a supervisora.

Assistida na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Mayara dos Santos, 29 anos, é pescadora e natural da cidade de Rosário. Ela conta que, por complicações na gestação, teve a sua filha Yara Mirella com apenas 30 semanas e destaca a importância do aleitamento materno. “Amamentar é tudo! É amor, é carinho, poder alimentar a criança naturalmente sem precisar de outros complementos, e isso é muito importante. Eu pretendo amamentar até pelo menos os dois anos, e se precisar até mais, só depende da Yara querer”, conta a pescadora.

Mayara Santos ressalta, ainda, a importância das orientações da maternidade na hora da amamentação. “Minha filha nasceu prematura, com 1,810 kg, mas como ela não estava mamando direito, acabou perdendo peso e tendo que ser internada na UTI. Tive muita dificuldade para amamentar, o começo foi difícil, mais ao longo dos dias, com as orientações corretas, a Yara começou a mamar bem, e hoje, após 17 dias do parto, estamos finalmente saindo do hospital e voltando para casa”, comemora.

Em 2020, o tema da Campanha Agosto Dourado é: “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. Em Imperatriz, uma faixa foi colocada na fachada do hospital com a frase “Por um Maranhão mais saudável”, indicando que a unidade está alinhada com o tema nacional. No hospital, pacientes e colaboradores receberam, no início da semana, laços dourados e informações sobre a amamentação.

Mayara dos Santos recebeu orientações sobre amamentação (Foto: Julyane Galvão)

A nutricionista, consultora em aleitamento e também coordenadora do Banco de Leite de Imperatriz, Fabiana Galeno fala com propriedade sobre o assunto. Ela amamenta agora o quinto filho e conta que o aleitamento é fundamental, desde a sala de parto, exclusivo e em livre demanda até o 6º mês e estendido até 2 anos ou mais. Benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê.

“Temos um grande desejo de melhorar a qualidade de vida das crianças através dos bancos de leite. A campanha enfatiza que a amamentação oferece os nutrientes necessários para que os bebês sobrevivam e se desenvolvam da melhor forma possível. Estamos aqui para desmistificar e empoderar essas mulheres, que elas podem e conseguem sim amamentar mesmo com dificuldades. É uma questão de ajustes no processo da pega, posição do bebê, a forma como ele abocanha a mama e até mesmo questões emocionais”, ressalta Fabiana Galeno.

Atividades da Campanha Agosto Dourado em Imperatriz (Foto: Julyane Galvão)

Um litro de leite chega a alimentar até 10 bebês. Ao longo de todo este mês, os bancos de leite de ambas as unidades de saúde reforçam a campanha de arrecadação de frascos, bem como o incentivo à doação de leite humano. As ações da Campanha Agosto Dourado seguem por todo o mês em todas as maternidades do Maranhão, com vasta programação e atividades como rodas de conversa, jogos lúdicos, palestras, entre outros.