‘Bolsa Escola’ beneficia 40 mil crianças na região das Chapadas do Alto Itapecuru

Foto: Karlos Geromy/Secom

Crianças e adolescentes de treze municípios da região da Chapada do Alto Itapecuru maranhense são beneficiadas pelo ‘Bolsa Escola’, programa de transferência de renda aos estudantes de escola pública, provenientes de famílias carentes, para compra de material escolar. Ao todo, são 39.933 mil pessoas atendidas nos municípios de Barão de Grajaú, Colinas, Jatobá, Lagoa do Mato, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Francisco do Maranhão, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Com o incentivo oferecido pelo programa, as famílias conseguem comprar o material escolar básico para o ano letivo, e garantir dignidade para que meninos e meninas frequentem as aulas com mais disposição para aprender, como explica Tatiane Alves, moradora do município de Colinas, que tem três filhos no programa. “Nossa família não tem renda fixa. Eu sou dona de casa e meu marido trabalha na roça. O Bolsa Escola nos ajuda demais, pois meus filhos vão para a escola mais animados, com material bom e sapato novo”, disse.

O programa está presente em todo o estado, garantindo R$ 59,2 milhões em investimentos promovidos pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes). O recurso complementa a renda do programa ‘Bolsa Família’ e chega de forma direta às famílias carentes. O valor atende a 1,2 milhão de alunos, 11% a mais de beneficiários do que em 2016, ano do primeiro ciclo do programa.

“O Bolsa Escola tem abrangência em todo o estado. No segundo ano de sua execução a avaliação é muito positiva. Temos visto na prática a efetividade da ação, pois as crianças estão conquistando melhores condições de aprendizagem. Além disso, também que estamos contribuindo para o desenvolvimento da economia maranhense, movimentando o comércio local”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Social do Estado, Neto Evangelista.

Incentivo à Economia

Programa Bolsa Família alavancou as vendas de material escolar. Foto: Divulgação

Dos 13 municípios das Chapadas do Alto Itapecuru, Colinas é o que possui maior número de crianças participando do programa, um total de 7.299 beneficiadas e R$ 372.249,00 investidos. A prefeita Valmira Miranda ressalta que o programa está contribuindo para o desenvolvimento da região. “A iniciativa do governador Flávio Dino ao implantar o Programa ‘Bolsa Escola’ valoriza tanto os nossos estudantes, permitindo a complementação da renda das famílias para a aquisição de material escolar, como o empresariado e a economia local. Essa parceria com as prefeituras é essencial para o desenvolvimento da região”.

Em Barão do Grajaú, o empresário Thiago Fernandes, proprietário da Papelaria São Pedro, teve aumento de mais de 30% no número de vendas em razão do programa. “Somos credenciados no Bolsa Escola desde o ano de 2016 e tem sido muito bom, pois ampliou as nossas vendas. Recebemos na loja mais de 800 famílias, um número muito bom, considerando que aumentou o número de estabelecimentos credenciados de três para oito aqui no município”, afirmou.

Além de comprovar o aumento das vendas em seu estabelecimento, a comerciante Adriana Coelho, dona da Adrielle Papelaria, de São João dos Patos, notou a alegria das crianças que acompanhavam os pais no momento da compra do material escolar. “Mais de 50% das vendas que realizamos em janeiro e fevereiro foram feitas no cartão do Bolsa Escola. No dia a dia, a loja ficava lotada com a participação das crianças, encantadas em poder escolher os cadernos, lápis, canetas. Para muitas delas, era a primeira vez que tinham a chance de fazer isso. Os olhinhos brilhavam”, comentou.

Participando pela primeira vez do programa, o proprietário do Supermercado Vitor, Miguel Santana, do município de Nova Iorque, afirmou que foi muito produtivo para seu estabelecimento. “Nós registramos 25% de aumento nas vendas nesse início de ano. Programas como esse valorizam o empresário maranhense e principalmente as nossas crianças e famílias que têm esse incentivo. Quero continuar participando sempre que possível”, destacou.

Sobre o Bolsa Escola

Tem direito ao benefício, alunos da rede pública de ensino com faixa etária de 4 a 17 anos. Cada criança tem direito a R$ 51 para aquisição de lápis, caneta, cadernos, entre outros produtos necessários para a aprendizagem, e não há limite de estudantes beneficiados por família.