Corpo de Bombeiros reforça monitoramento em orla marítima durante férias

Grupamento de bombeiro intensifica a guarda na orla durante a operação Praia Segura (Foto: Gilson Teixeira)

Informação, orientação e ações preventivas para garantir segurança de banhistas durante o período de férias. Este é o foco da operação Praia Segura, realizada pelo Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), que cobre a orla marítima da Região Metropolitana de São Luís. As atividades incluem monitoramento de área, ações de salvamento e trabalho educativo com banhistas. A operação iniciada este mês de janeiro prossegue até dia 29 de fevereiro.

O grupamento de bombeiro intensifica a guarda nas praias durante a operação, utilizando quadriciclos, e a pé, em rondas, patrulhamento e demais atividades preventivas. “O trabalho da operação é promovido regularmente no cronograma da equipe e, com a operação, estamos reforçando para que nestas férias o público tenha toda a segurança e tranquilidade para aproveitar as praias da capital”, destacou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo.

O trabalho na operação Praia Segura alcança todas as praias da Região Metropolitana de São Luís e ainda, em São José de Ribamar, as do Araçagy, Banho e Panaquatira. O efetivo reforça o monitoramento com rondas, patrulhamento, atividades preventivas e de conscientização a banhistas, além da ronda por mar. “Nosso propósito é que as pessoas sejam devidamente orientadas e alertadas dos riscos no mar e, se forem nadar, o façam com proteção e tenham muita atenção com as crianças”, enfatiza o comandante da corporação.

Dando prosseguimento ao trabalho regular, o Corpo de Bombeiros vai orientar quem estiver nas praias, no período, com atividades educativas e informação com dicas de segurança. “O Corpo de Bombeiros estará a postos e contamos com o apoio e compreensão das pessoas para também somar com o trabalho e colaborar para que não ocorram acidentes”, enfatizou Célio Roberto de Araújo.As equipes de guarda-vidas vão redobrar a atenção neste período em que há um número maior de pessoas nas praias.

Ocorrências referentes a caravelas (queimaduras), crianças perdidas, perigos das chuvas, consumo de álcool, sinalização da orla serão alvo da ação preventiva. Proprietários de bares e restaurantes também serão alvo da ação e vão receber esclarecimentos sobre cuidados que os banhistas devem seguir, para que somem na orientação à clientela.

Em caso de acidentes, pode-se pedir ajuda no posto do Corpo de Bombeiro Marítimo mais próximo e ainda acionar com canais telefônicos: 193 (Corpo de Bombeiros), 190 (Ciops) e 192 (Samu).