Em Paço do Lumiar, urbanização de portos vai garantir comércio e turismo na região

Os trabalhos de construção da praça já foram finalizados (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), avançou nas obras de urbanização dos portos nas comunidades de Mojó, Mocajituba e Timbuba, em Paço do Lumiar, na região da Grande Ilha. A iniciativa tem objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico, com a geração de trabalho e renda, promover o turismo, a acessibilidade e o lazer para a população.

O secretário da Secid, Márcio Jerry, destacou a importância da parceria do Governo do Maranhão com a Prefeitura de Paço do Lumiar na execução das obras.

“Mais uma ação muito importante do governador Flávio Dino, atendendo uma reivindicação da prefeita Paula Azevedo. A recuperação e urbanização completa de três terminais pesqueiros, na localidade, demonstra o compromisso do governador Flávio Dino em criar estratégias e políticas públicas que promovam o desenvolvimento econômico e social da região. A ação assegura melhores condições de trabalho para os pescadores e comerciantes, conforto para os visitantes e para toda a comunidade do entorno que vai ganhar praças em cada um desses portos. Mas, sobretudo, uma iniciativa que insere a cidade de Paço do Lumiar como novo destino turístico do estado do Maranhão”, destacou Jerry.

A prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, falou sobre a importância da urbanização para o desenvolvimento da cidade. “São obras que vão fomentar o turismo e a economia local. Agradeço mais uma vez o Governo pela parceria de ótimos resultados para o nosso município”, afirmou.

Os novos portos vão oferecer à comunidade um equipamento comunitário moderno, cujo modelo arquitetônico de áreas de lazer está presente em grandes cidades. O projeto prevê deck de madeira, pergolados, revestimento em cimento e piso emborrachado, área arborizada com alambrado e construção de meio-fio e nova pavimentação asfáltica. Além disso, será implantado todo o sistema de impermeabilização e instalações elétricas e hidráulicas. Os locais contarão, ainda, com espaços de lazer com brinquedos infantis de recreação e academia ao ar livre.

Em Mocajutuba, os trabalhos de construção da praça estão em fase de conclusão. Atualmente, estão sendo implantados os mobiliários urbanos, bem como a instalação da nova iluminação e acessibilidade. Foram iniciados os serviços de execução do muro gabião e construção do estaleiro.

Já em Mojó e Timbuba, os trabalhos de construção dos estaleiros já iniciaram e, logo em seguida, começarão os serviços que vão proporcionar estruturas adequadas para atracação de barcos, com carregamento e descarregamento de carga e instalações para movimento de passageiros.

Os trabalhos de construção da praça já foram finalizados (Foto: Divulgação)