Governador apresenta ‘Mais IDH’ a lideranças políticas e comunitárias

governador apresenta 'Mais IDH'Para apresentar o Plano de Ação ‘Mais IDH’ às lideranças políticas e comunitárias dos 30 municípios contemplados pelo programa, o Governo do Estado realizou reunião, na tarde desta sexta-feira (27), no Palácio Henrique de La Roque. O governador Flávio Dino ouviu sugestões e pleitos das lideranças e anunciou o início do mutirão ‘Mais IDH’, que percorrerá, a partir de março, os municípios do plano realizando emissão de documentos.

Durante o encontro, o governador destacou que a situação dos 30 municípios maranhenses com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) só poderá ser superada com a participação social e envolvimento de toda a população. E por isso, convocou a reunião com as lideranças, que poderão, entre outras missões, mobilizar e articular toda a população de suas cidades para receber e integrar o ‘Mais IDH’.

“Temos muita preocupação com o ‘Mais IDH’ porque diz respeito a muitas cidades esquecidas, por serem cidades pequenas, que, na ótica da política tradicional, pensam ter pouco voto. E nós estamos invertendo essa lógica, estamos concentrando atenção para conseguir tirar o atraso e sanar o débito com os maranhenses”, defendeu o governador Flávio Dino, conclamando as lideranças. “Quero pedir que comandem junto conosco esse programa, que nos ajudem a motivar a sociedade e nos ajudem a fiscalizar e cobrar o ‘Mais IDH’ dentro dos municípios”, concluiu o governador.

Wagner Tavares, lideranças de Santana do Maranhão, aplaudiu a iniciativa do Governo do Estado e disse estar disposto a ajudar. “A atitude do Governo do Estado foi a melhor possível. Vamos formar grupos que possam fazer parte da comissão e tentar acompanhar passo a passo o que está acontecendo na administração desse programa dentro do município”, relatou Wagner, que ficou animado ao receber do governador a informação de que a maioria das ações do ‘Mais IDH’ serão de execução direta do Estado.

O vereador e presidente da Câmara de Centro Novo do Maranhão, José Orlando Silva, disse estar satisfeito com a inédita atitude do Governo do Estado, de envolver toda a população em torno de uma ação. “Quero agradecer pela iniciativa, certos governos que passaram nunca fizeram isso, chamando as lideranças para que participassem do governo e o povo agradece muito”, opinou o vereador.

Mutirão ‘Mais IDH’
Na reunião foi apresentado o mutirão ‘Mais IDH’, que serão itinerâncias, a partir dos caminhões do Viva Cidadão, com foco em diferentes serviços à população. As ações do mutirão garantirão emissão de documentação e outros serviços,com ampliada participação de outras secretarias de Estado.

“É uma atividade de documentação da população, que são necessários para que tenham acesso a benefícios, programas sociais e crédito. E hoje, no Maranhão, vivemos uma realidade em que milhares de pessoas não tem documentos básicos, como carteira de identidade, carteira de trabalho e nem registro de nascimento”, apontou o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves.

O mutirão será divido em três fases. A primeira fase, iniciada ainda em março, contemplará 10, das 30 cidades: Fernando Falcão; Marajá do Sena; Arame; Lagoa Grande do Maranhão; Itaipava do Grajaú; Jenipapo dos Vieiras; São Roberto; São Raimundo do Doca Bezerra; Santa Filomena. As fases subsequentes contemplarão os demais municípios.

Plano de Ação ‘Mais IDH’
O Maranhão é o segundo estado do país com menor IDH. Diante desta realidade, Flávio Dino, garantindo um compromisso de campanha, implementou, logo no primeiro dia de gestão, o Plano de Ação ‘Mais IDH’.

A intenção é promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural, por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável, com políticas públicas que valorizem a diversidade social, cultural, econômica, política, institucional e ambiental das regiões do Estado. O programa definiu como prioridade os 30 municípios do Estado com menor desempenho no Índice de Desenvolvimento Humano.

“Esse plano tem por objetivo reduzir a desigualdade no Maranhão, tanto social, quanto regional. O Maranhão é um estado, hoje, potencialmente muito rico, mas que essa riqueza, está concentrada”, relata Flávio Dino.