Governo abre novos ambulatórios para assistência a pacientes com o novo coronavírus

Foto: Reprodução

O Governo do Maranhão abriu nesta semana mais três ambulatórios para acompanhamento de casos leves da Covid-19 que apresentem comorbidades. Um dos novos ambulatórios beneficia moradores da cidade de Lago dos Rodrigues e região e funciona no prédio do Hospital de Lago dos Rodrigues. Também nesta semana, começaram a funcionar o ambulatório do Hospital Regional de Barreirinhas e o do Hospital Regional de Lago da Pedra.

Durante coletiva virtual realizada na última segunda-feira (8), o governador Flávio Dino falou sobre a implantação da rede regional de ambulatórios que, segundo ele, é uma forma do Estado estar ainda mais presente nos municípios.

“Esta é a forma que nós encontramos de, nos locais de maior incidência de coronavírus, garantir que além das Unidades Básicas de Saúde, mantidas pelos municípios, tenhamos também estrutura de consulta e distribuição de medicamentos para atender adequadamente a população dos municípios, levando em conta os critérios epidemiológicos e eventualmente a dificuldade da rede municipal de garantir o primeiro atendimento, a chamada atenção primária”, disse o governador Flávio Dino.

Assim como os demais ambulatórios distribuídos pelo Maranhão, os espaços estão recebendo pacientes com sintomas leves da Covid-19, que fazem parte do grupo de risco, apresentando alguma comorbidade ou maiores de 60 anos. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou unidades básicas de saúde, que continuam sendo as portas de entrada para o atendimento aos casos do novo coronavírus.

De acordo com o secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius, esses ambulatórios são de extrema importância, pois é possível identificar e tratar o paciente ainda na fase inicial dos sintomas, evitando o agravamento da doença.

“Os ambulatórios dão todo o suporte clínico e multidisciplinar a esses pacientes para evitar que eles venham a precisar de um atendimento especializado como um leito de UTI por exemplo”, assegurou Carlos Vinícius.

A aposentada Maria de Fátima, primeira paciente do Ambulatório Covid-19 de Barreirinhas, destacou o atendimento recebido na unidade. “Estou me sentindo bem melhor, mais amparada. Saí do ambulatório já com a medicação para tomar em casa”, afirmou.

Além de Barreirinhas, Lago da Pedra e Lago dos Rodrigues, outras sete cidades já contam com os Ambulatórios Covid-19: São Luís, Santa Inês, Imperatriz, Pinheiro, Chapadinha, Presidente Dutra e Carutapera.