Governo capacita servidores sobre ouvidoria como instrumento de mudança e controle social

Secretário Felipe Camarão destaca papel da ouvidoria na atual gestão do Governo do Estado. Foto: Divulgação

Secretário Felipe Camarão destaca papel da ouvidoria na atual gestão do Governo do Estado. Foto: Divulgação

O Governo do Estado promoveu a discussão sobre a importância da ouvidoria no processo de transparência das ações da gestão estadual, destacando o papel da ouvidoria como fundamental para o diálogo entre o cidadão e a administração pública. O assunto foi explorado durante palestra proferida pelo ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha, na sexta-feira (08), no auditório da Secretária de Estado da Educação (Seduc).

A palestra faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela Seduc, que visam dar mais celeridade no fornecimento de informações à comunidade escolar e ao público em geral e, ao mesmo tempo, fortalecer a relação entre a instituição e o cidadão. Participaram da palestra gestores de unidades da Seduc, servidores que atuam diretamente na Ouvidoria da Seduc e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

“As ouvidorias têm um papel fundamental de efetivação deste novo momento da gestão pública no Maranhão. Em uma gestão que está voltada para a total transparência das ações do Governo, as atividades de ouvidoria são essenciais no fortalecimento dessa relação entre o Estado e o cidadão. As manifestações decorrentes do exercício da cidadania provocam a melhoria dos serviços ofertados pela Seduc”, destacou.

Para a ouvidora da Seduc, Samira Simas de Sousa, as palestras direcionadas aos servidores são ferramentas importantes, no sentido de fortalecer o papel da Ouvidoria na instituição. “Esta é uma iniciativa da atual gestão com objetivo de disseminar a política de transparência dentro do órgão, junto aos servidores. O retorno, com certeza, será muito positivo porque aqui estamos discutindo os sistemas que nós trabalhamos e a importância do feedback destes gestores para a Ouvidoria, a fim de termos maior transparência no processo de atendimento ao cidadão”, declarou.

Ouvidor-geral, Marcos Caminha, durante palestra para servidores da Seduc. Foto: Divulgação

Ouvidor-geral, Marcos Caminha, durante palestra para servidores da Seduc. Foto: Divulgação

Outro objetivo do evento é detectar os problemas e apontar caminhos para que as ouvidorias consigam ser mais céleres, e cada vez mais eficientes, em seu papel de aproximar o Estado da sociedade. Na palestra, o ouvidor-geral do Estado destacou a importância de fortalecer as atividades internas da Ouvidoria, como forma de ampliar e melhorar o diálogo com o público atendido pela Seduc (professores, alunos, pais e servidores da educação em geral) e, consequentemente, contribuir para a melhoria dos índices educacionais no Maranhão.

De acordo com o ouvidor-geral, hoje, o Maranhão tem nota máxima no ranking nacional de Avaliação de Transparência, do Ministério da Transparência. “Isso ocorre exatamente porque todas as ouvidorias, sob a coordenação da Ouvidoria Geral, conseguiram se organizar de forma que, quando os pedidos de acesso à informação chegam, o cidadão tem o acesso de forma célere e objetiva”, destacou o ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha.