Governo disponibiliza ferramentas tecnológicas para acesso às informações do Bolsa Escola

Para simplificar e facilitar o acesso às informações sobre o Programa Bolsa Escola aos beneficiários da ação, o Governo do Maranhão está disponibilizando uma gama de ferramentas e plataformas tecnológicas importantes com essa finalidade. Além do site e da ouvidoria, um novo dispositivo recém-criado está proporcionando mais agilidade e praticidade para quem busca informações sobre o programa: o aplicativo de celular, que já registrou mais de 2 mil downloads desde sua instalação, no final de janeiro.

Com a inovação, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), amplia os canais de comunicação com o público atendido pelo benefício, fazendo com que todas as informações atinentes ao programa estejam na palma das mãos dos beneficiários diretos e indiretos da ação.

“A finalidade das plataformas criadas para agilizar o acesso às informações e tirar dúvidas sobre o Bolsa Escola é proporcionar respostas mais rápidas às duvidas dos beneficiários e dar soluções o mais breve possível aos problemas que, porventura, venham a ser observados pelos usuários do benefício. Além do mais, são ferramentas que propiciam mais transparência à execução do programa e proporcionam também mais interatividade entre o Governo do Maranhão e a população beneficiária da ação”, explicou o titular da Sedes, Neto Evangelista.

Por meio do aplicativo de celular do Bolsa Escola – cujo download para o sistema operacional Android pode ser baixada pela Play Store, e para quem possui iphone é só fazer o download no App Store – os beneficiários podem ter acesso a informações e serviços como desbloqueio de cartões do Bolsa Escola, apenas fornecendo o número do CPF, a data de nascimento e o próprio número do cartão.

Também pelo aplicativo é possível desbloquear o cartão, fazer consultas para saber o valor do benefício a receber, os nomes das crianças e adolescentes contemplados, ter acesso à listagem com endereços dos estabelecimentos comerciais credenciados para venda dos materiais escolares, por município. Nessa opção, basta apenas selecionar o município no qual deseja realizar a compra de seus produtos.

Além desses serviços, o usuário tem acesso, também, por meio dessa ferramenta, a informações sobre contatos dos canais de comunicação disponibilizados para tirar dúvidas, fazer denúncias e reclamações, e, ainda, notícias referentes ao programa.

Todos os serviços disponibilizados pelo aplicativo de celular também estão disponíveis no site do programa Bolsa Escola, no endereço eletrônico www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br. Na página constam links que dão acesso à consulta sobre o valor do benefício, informações sobre a rede de estabelecimentos comerciais credenciados para venda dos materiais escolares, respostas às perguntas mais frequentes, informações gerais sobre o Bolsa Escola, contato direto com a Ouvidoria e o ‘Fale Conosco’, além de notícias sobre o programa.

Ouvidoria do Bolsa Escola

Outra ferramenta criada para estreitar o relacionamento entre o Governo do Maranhão e os beneficiários do programa é a Ouvidoria, por meio da qual os usuários também podem tirar dúvidas, fazer reclamações, denúncias e ter acesso às mesmas informações e serviços disponibilizados tanto pelo aplicativo de celular como pelo site do programa. A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; e no sábado, das 8h às 14h.

Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Escola, Ana Gabriela Borges, já foram registradas na Ouvidoria o recebimento de aproximadamente 600 mil ligações efetuadas ao 0800-098-1656, número de contato direto com a Ouvidoria.

O Governo do Maranhão também desenvolve ações em outras frentes de trabalho com vistas à plena execução do programa Bolsa Escola no estado. No próximo dia 25 deste mês, será realizada uma grande ação para entrega de cerca de 20 mil cartões que ainda não foram recebidos pelos beneficiários de São Luís, em 2016, primeiro ano de execução do programa. O ato será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), durante todo o dia.

Sobre o programa

O Programa Bolsa Escola, iniciativa do Governo do Maranhão, consiste na transferência direta de recursos para aquisição de material escolar às famílias beneficiadas pela ação, que tenham em sua composição crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos, regularmente matriculados em escolas da rede pública de ensino. Cerca de 1 milhão de estudantes são beneficiados em todo o estado. O valor do repasse é de R$ 51,00 por filho.

A ação, além de proporcionar mais dignidade aos alunos de escolas públicas que passam a obter produtos escolares que não teriam condições de adquirir, contribui ainda para redução da evasão escolar e a melhoraria das condições de aprendizagem dos alunos de escolas públicas que estejam em situação de extrema pobreza.

A transferência do recurso é feita pelo Governo do Maranhão, em parcela única anual, paga no início de cada ano. A compra do material escolar é realizada pelos beneficiários por meio de cartão magnético fornecido ao responsável familiar de cada criança e adolescente. Entre os materiais que podem ser adquiridos estão mochila, lápis, caneta, borracha, régua, cadernos e similares, livros paradidáticos indicados pela escola, uniforme, tênis, meias, calças, bermudas, camisas e camisetas, entre outros produtos compreendidos pelo conceito de material escolar.