Governo do Estado apoia atividades de escola comunitária com o Nota Legal

Mais 200 alunos atendidos na creche são beneficiados pelo programa (Foto: Handson Chagas)

“A nossa escola recebeu de braços abertos esse grande programa do Governo do Estado e nos sentimos agradecidos por esta ajuda que é muito importante para nós e nossas crianças”, enfatizou a presidente do Centro Comunitário da Radional e Adjacências, Neuza Elina Silva de Jesus. A instituição que ela preside é uma das contempladas com os recursos do programa estadual Nota Legal. Com a ação, parte das arrecadações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) são destinadas a entidades cadastradas para investir em atividades diversas.

O

Presidente do Centro Comunitário da Radional e Adjacências, Neuza Elina Silva de Jesus (Foto: Handson Chagas)

Centro Comunitário está no programa Nota Legal desde 2017. Os recursos somam nos investimentos para aquisição de alimentos, realiza serviços de manutenção e outras melhorias aos mais de 200 alunos atendidos na creche e nas séries Infantil I e II. São crianças com idades de dois a cinco anos, que ficam na entidade das 7h às 17 horas. Durante este tempo, desenvolvem diversas atividades educativas e recreativas, além da alimentação.

O programa representa mais inclusão e estímulo às várias entidades maranhenses que trabalham com ações sociais, educativas e culturais, explica o secretário de Estado de Relações Institucionais (SRI), Enos Ferreira. “Por meio do programa Nota Legal, o Governo do Estado tem garantido recursos para o desenvolvimento de uma série de atividades de arte, cultura, esporte e educação para este segmento”, reforçou Enos Ferreira, que já esteve na instituição conhecendo a estrutura e alguns investimentos realizados com as contrapartidas do programa estadual.

Os recursos do ICMS são repassados por meio de arrecadação no programa Nota Legal. A cada compra, o consumidor destina o valor referente ao imposto para a instituição cadastrada de sua preferência. Para que seja válido, o cupom não deve conter o CPF ou CNPJ. O programa é desenvolvido pela SRI em parceria com as Secretarias de Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Social (Sedes).

Recursos do ICMS são repassados por meio de arrecadação no programa Nota Legal (Foto: Handson Chagas)

Podem participar entidades sem fins lucrativos com a documentação de registro e funcionamento regular. Entre os critérios está possuir CNPJ ativo há pelo menos dois anos, ter reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual, certidões em dia, endereço fixo e diretoria com mandato vigente. O cadastro é feito na Sedes, à Rua das Gardênias, Qd. 01, 25, Jardim Renascença. A entidade recebe um login e uma senha para acesso ao site da Sefaz onde fará registro dos cupons fiscais doados.

Quem quiser doar e ajudar uma instituição, basta solicitar o cupom fiscal, durante as compras ou após a execução de serviços e depositá-lo nas urnas sinalizadas nos estabelecimentos comerciais. Os cupons fiscais podem ser entregues também em pontos de recolhimento definidos pelas entidades.

Centro Comunitário está no programa Nota Legal desde 2017 (Foto: Handson Chagas)