Governo do Estado empossa 81 novos integrantes da Polícia Civil

Jefferson Portela, que na solenidade representou o governador Flávio Dino (Foto: Karlos Geromy)

Novos delegados, investigadores, peritos e escrivães tomaram posse e passam a compor o quadro efetivo da Polícia Civil do Maranhão. Na solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira (28), na Igreja Batista, bairro Angelim, foram empossados 81 policiais, que integram a turma formada em 2018, aprovados em concurso público do Governo do Estado. A posse coletiva é mais uma etapa do plano de estruturação da Segurança Pública e reforça a política da gestão pela garantia das condições adequadas de atuação policial e aumento gradual do efetivo.

“Este ingresso de novos policiais civis representa aquilo que temos de mais importante dentro do sistema de Segurança, que é o aumento do contingente. São as pessoas que movimentam os equipamentos e que prestam o serviço. É um reforço significativo e uma renovação ao agregar novos policiais. Agradecemos ao governador Flávio Dino, pois, em um momento de crise econômica e sanitária, a gestão investe com muita coragem para somar com os serviços públicos na área de segurança. É importante e histórico”, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, que na solenidade representou o governador Flávio Dino.

Escrivã Luara Cristina dos Santos Reis (Foto: Karlos Geromy)

O delegado geral de Polícia Civil, Armando Pacheco, destacou que a posse representa um impacto direto na qualidade das investigações da Polícia Civil, refletindo na maior indicação de autoria e prisão de mais autores de crimes. “Certamente, o resultado que teremos é a redução dos índices criminais. Esse reforço à corporação reflete também o compromisso que vem sendo concretizado pelo Governo, no aumento do efetivo, na qualificação e na estruturação das polícias”, destaca.

Passam a integrar o quadro efetivo da Polícia Civil, mais 10 delegados, 10 peritos, 16 escrivães e 45 investigadores. Com este incremento, somam 193 novos policiais civis no efetivo da Segurança Pública, na gestão Flávio Dino. De 2015 a 2020, nos concursos realizados na gestão, foram inseridos mais de 5,4 mil novos servidores no sistema de Segurança, incluindo policiais civis e militares, efetivo no Corpo de Bombeiros, legistas e agentes penitenciários.

A posse significa um importante reforço no combate à criminalidade. Empossado como delegado, Wagner Vitor Costa, 32 anos, de São Luís, enfatizou sua satisfação com o momento de poder exercer a profissão que tanto almejava. “Agradeço esse momento a Deus e me sinto grato, pois terei a oportunidade de ajudar no combate ao crime no meu Estado e contribuir para reduzir a violência. Me sinto muito honrado e grato por fazer parte desse sistema”, disse.

Na função de escrivã, Luara Cristina dos Santos Reis, 23 anos, do município de Coelho Neto, a ocasião representa “o maior objeto de proteção por ter a chance de servir minha terra natal, além de realizar um sonho pessoal”. A jovem ressaltou saber dos desafios que a aguardam e no cargo, pretende aplicar todo o conhecimento adquirido no curso de formação e “garantir mais segurança para a população com ações de conciliação, reforçando os direitos humanos e sempre protegendo o cidadão”.

Participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Othelino Neto; o subsecretário da SSP-MA, Leonardo Diniz; o comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), coronel Pedro Ribeiro; o comandante geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto de Araújo; a titular da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), Flávia Alexandrina; demais autoridades policiais e políticas; familiares dos empossados.

Foram empossados 81 policiais, que integram a turma formada em 2018 (Foto: Karlos Geromy)