Governo do Estado mantém serviços essenciais para a população

Foto: Divulgação

Com medidas decretadas pelo Governo do Estado por conta dos riscos do novo coronavírus (Covid-19), vários setores se adequaram ao momento e modificaram sua atuação e atividades. Serviços públicos considerados essenciais nas áreas de segurança, saúde e transporte estão mantidos, assim como de assistência social desenvolvida pela gestão, a exemplo dos restaurantes populares, borracharias, comércio de alimentos, serviços médicos e clínicas veterinárias.

O sistema de segurança pública mantém suas atividades regulares, somadas à ações de fiscalização para fazer cumprir decretos da gestão estadual. Além do trabalho regular, a ação da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) reforça a atuação dos demais órgãos que possuem ‘poder de polícia’, para coibir descumprimentos aos decretos estaduais, relacionados ao combate do coronavírus.

O comandante geral da PMMA, coronel Pedro Ribeiro, ressalta que “mantemos o trabalho de policiamento periódico nos bairros e atendendo às demandas da população, além de reforçamos no monitoramento para fazer cumprir a determinação do governador Flávio Dino no fechamento de estabelecimentos e isolamento social”.

A assistência social manteve serviços da rede de restaurantes populares do Governo do Estado, que conta com 44 equipamentos. A rotina de atividades foi reformulada para atender às orientações dos órgãos de saúde e continuar garantindo alimentação aos milhares de beneficiados. As refeições vêm sendo servidas em embalagens descartáveis para consumo fora dos refeitórios. Cada pessoa pode adquirir até três embalagens com refeições para familiares que estejam no grupo de risco do Covid-19 e H1N1.

1. Restaurantes populares seguem orientações dos órgãos de saúde

“Esses novos procedimentos facilitam o acesso da população em vulnerabilidade social às refeições diárias, sem colocar a saúde em risco”, reforça o secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Márcio Honaiser. Os restaurantes populares e cozinhas comunitárias funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h, servindo refeições elaboradas por nutricionistas, em valor simbólico que varia de R$ 2 a R$ 3.

Na saúde, as unidades hospitalares mantém o funcionamento com a adoção de medidas de segurança no contato entre profissionais e pacientes. O Governo do Maranhão criou unidades exclusivas e equipadas para testar e atender casos suspeitos do coronavírus e também, promover a internação, se necessário. A estratégia tem objetivo de garantir o atendimento correto aos casos e não prejudicar a atenção a outras situações de saúde.

Estão mantidas as cirurgias urgentes e suspensos demais procedimentos cirúrgicos na rede estadual, por 60 dias. As consultas serão reorganizadas para reduzir o fluxo de pessoas nos ambulatórios, tendo como critério a ordem cronológica dos procedimentos, que iniciam com a suspensão do termo da Portaria nº 150/2020. Em caso da consulta ser imprescindível para recebimento de medicação de uso constante, risco de descompensação do quadro clínico em doente crônico, gestantes de alto risco, dentre outros, cada unidade deve avaliar os critérios específicos por especialidade.

Estão mantidos ainda os serviços de comércio de alimentos, delivery de restaurantes, drive thru; serviços de abastecimento de água, luz e combustível; coleta de lixo; distribuição de álcool em gel, produtos de limpeza e material de construção para obras públicas essenciais; pet shops e clínicas veterinárias; borracharias; laboratórios, clínicas e demais estabelecimentos de saúde; segurança privada; serviços funerários e de telecomunicações; e a imprensa.

Suspensos

Os decretos do Governo do Estado suspendem, por 15 dias, o funcionamento de academias, shoppings centers, cinemas, teatro, bares, restaurantes, lanchonetes, centros comerciais e demais lojas. Suspensas ainda viagens de ônibus interestaduais, visitas a pacientes suspeitos de coronavírus, atracação de navios de cruzeiro vindo de locais com casos da doença, aulas em escolas e universidades, visitas a presídios e a casas de cultura.