Governo do Estado reforça investimentos com obras em andamento nas áreas da saúde, educação e infraestrutura

O ano de 2021 iniciou com investimentos do Governo do Estado em obras que alcançam várias áreas e são distribuídas em diferentes regiões do estado. São investimentos que fazem parte do pacote de ações realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) nas áreas de educação, saúde e a de infraestrutura, com pavimentação de rodovias e vias urbanas, obras de lazer e esporte. O planejamento da Sinfra aponta mais de R$ 1 bilhão aplicados no andamento dessas obras.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, essas ações são reflexo de uma gestão que trabalha com planejamento, investimento e com foco no que a população precisa. “Nós enfrentamos a crise financeira e pandêmica da Covid-19, tomando todas as medidas de segurança e de planejamento financeiro para que os investimentos pudessem ser aplicados de maneira correta. O dinheiro é público e, por isso, precisamos administrar para que o povo seja bem atendido. Estamos com mais obras em andamento e esperamos que mais cidades sejam contempladas, com serviços de qualidade”, afirmou.

Saúde e educação para todos

Governo entrega IEMA São Vicente Férrer, na Baixada Maranhense (Foto: Divulgação)

Na área da saúde, um dos exemplos é o Hospital da Ilha que é uma das maiores estruturas hospitalares já investidas pelo Governo do Maranhão. As equipes da Sinfra trabalham na construção de uma megaestrutura que, futuramente, oferecerá à população serviços de urgência e emergência.

A obra desse hospital emprega cerca de 300 profissionais diretos e gera dezenas de outros empregos indiretos. Depois de finalizada, a população de São Luís e da Grande Ilha vai ter mais oportunidade de tratamento em diferentes áreas, com estruturas modernas e de alto padrão tecnológico. As frentes de trabalho atuam em todas as áreas para garantir que o projeto siga o cronograma de planejamento da engenharia.

“Os serviços estão avançando em todas as frentes, desde a parte interna, pavimentação, interligação de esgoto, drenagem, iluminação, revestimento, pintura, instalação elétrica, hidráulica, gás medicinal. A obra inclusive já conta com um gerador, transformador”, ressaltou Lauro Campos, engenheiro da obra.

Municípios como Coroatá, Imperatriz, Joselândia, Paço do Lumiar, Pedreiras, São Bento, São Luís, São Mateus e Timon também estão com obras em andamento para que, após a conclusão dessas ações, a comunidade possa ter atendimento com qualidade. Os serviços estão relacionados a conclusão, reforma e ampliação de hospitais e construção de unidades com capacidade entre 20 e 40 leitos.

Uma outra marca da atual gestão estadual é o crescente investimento em educação. Os maranhenses estão tendo acesso a uma estrutura modelo, por meio do projeto de implementação, desde 2015, de unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em várias regiões do estado.

As obras de construção dos IEMAs em andamento fazem parte de um complemento de ações para que todas as regiões sejam beneficiadas com unidades plenas ou vocacionais. O projeto estimula as demandas para que o ensino nas unidades atenda a demanda específica de cada região.

Hospital da Ilha, em São Luís (Foto: Divulgação)

Do montante investido na infraestrutura educacional, R$ 130 milhões são para as obras de unidades do IEMA que estão sendo construídas nos municípios de Coroatá, Santa Helena, São Domingos, Balsas, Colinas, Chapadinha, Tutóia, Vitória do Mearim, Santa Luzia, Amarante e Santa Luzia do Paruá.

No sul do Maranhão, a comunidade de Amarante receberá um IEMA com estrutura ampla para atender várias comunidades da região. “É um sonho para a nossa comunidade contar com uma estrutura como essa, que vai proporcionar mais capacitação aos jovens que, antes, precisavam se deslocar para Imperatriz. Agora, temos uma estrutura de qualidade perto de casa”, disse a moradora Simone Maia.

O IEMA de Amarante oferece salas de aulas amplas, salas administrativas, laboratórios, banheiros, cozinha industrial, refeitório e auditório. Todos os espaços são adaptados para receber pessoas com necessidades especiais.

A Sinfra mantém, ainda, mais 25 intervenções, distribuídas em obras na área de segurança, ampliação e modernização de praças, mercados, quadras poliesportivas, além da manutenção de órgão públicos para que, em todos os espaços, a comunidade sinta-se bem acolhida, com estruturas e serviços adequados.