Governo do Maranhão já alcançou a marca de 303 ambulâncias novas

Novas ambulâncias no Maranhão (Foto: KGE)

O Governo do Maranhão já entregou 303 novas ambulâncias para a rede pública de saúde do estado. São veículos que, desde 2015, vão tanto para unidades de saúde da rede estadual quanto para prefeituras e hospitais municipais.

É o maior programa de entrega de viaturas já feito no Maranhão. A mais recente entrega foi na última segunda-feira (4), com dez veículos.

As ambulâncias ajudam a formar e fortalecer uma rede estadual de saúde, facilitando e realizando com segurança o transporte de pacientes.

“Essa é a grande novidade que nós temos no Maranhão, uma rede estruturada, do governo do Estado, presente em todas as regiões com múltiplos serviços na rede em permanente ampliação, em permanente qualificação”, diz o governador Flávio Dino.

Como elas são

Novas ambulâncias no Maranhão (Foto: KGE)

As ambulâncias têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi-UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA).

Ou seja, são aptas a transportar pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos.

Os veículos têm toda a estrutura adequada para o transporte de pacientes, incluindo macas, pranchas, umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio.

Parceria

Num período de crise econômica nacional, a entrega das ambulâncias para os municípios reforça a parceria que o Governo do Estado tem feito com as prefeituras desse 2015.

“Sabemos das dificuldades dos municípios na aquisição deste transporte. Muitos o faziam de maneira inadequada e insegura. O Governo está mudando esta realidade, implantando um novo conceito de transporte sanitário seguro, adequado e confortável para a equipe e paciente. É um caminho de melhorias, sempre, onde municípios e Estado estão em sintonia e harmonia”, diz o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.