Governo e instituições debatem ações para capacitação e contratação de trabalhadores

O secretário do Trabalho e da Economia Solidaria, Jowberth Alves, e o superintendente de Intermediação e Geração de Emprego e Renda do Maranhão (SIGER), Paulo Romão, receberam, na manhã desta sexta-feira (10), membros do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA) e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Mobiliário de São Luís (Sindconstrucivil), com o objetivo de dialogarem ações de geração de trabalho, emprego, renda e capacitação dos trabalhadores da construção civil no Maranhão.

Na oportunidade, foi apresentado à equipe da Setres o Comunidade Ativa’ um projeto de responsabilidade social empresarial que une empresários da construção civil, trabalhadores e entidades parceiras em prol do fortalecimento das relações sociais e do desenvolvimento do estado – de iniciativa do Sinduscon e do Sindconstrucivil.

Ações do Governo

Foto: Divulgação

A Setres, convidada para participar do projeto, já disponibilizou o desenvolvimento de ações como o Programa Ela Pode, que vem capacitamos mulheres por todo o Maranhão para estarem qualificadas para as oportunidades que surgirem no mercado de trabalho; bem como ações da política de Economia Solidária, desenvolvidas pela Setres.

Ainda foram discutidas parcerias no sentido das oportunidades de trabalho e estágio nas empresas de empresas de construção civil, que poderão ser selecionados via Sistema Nacional do Emprego (Sine), que é de responsabilidade do Governo do Maranhão, e tem dezenas de cadastrados que podem atender a essa demanda.

A capacitação dos trabalhadores cadastrados do Sine também foi pautada na reunião, sendo apresentada como proposta à realização de cursos de qualificação para aqueles incluídos no sistema que pertencem às áreas afins ao que é debatido pelas instituições que alinharam a parceira com o Governo do Maranhão.

“É importante debatermos com essas instituições as possibilidades para oportunizarmos aos trabalhadores a geração de trabalho e renda, além de capacitar essa mão de obra, que é um dos objetivos e prioridade do governador Flávio Dino, que tem um grande compromisso social com os trabalhadores e trabalhadoras maranhenses”, pontuou o secretário Jowberth Alves.

O presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, destacou a importância dessa integração entre instituições e Governo. “Nosso objetivo é aumentar o público atingido por essas capacitações, a fim de demonstrar que em nosso estado tem mão de obra qualificada para atuar nas grandes empresas que por aqui se instalem”, destacou.

O Projeto Comunidade Ativa já tem um contêiner instalado na região da construção do Porto São Luís, onde iniciarão a parceria entre as instituições e o Governo do Maranhão serão efetivadas, inicialmente.

Estiveram presentes no encontro, além dos citados, a presidente do conselho gestor do Comunidade Ativa, Lívia Viana; o diretor de Comunicação do Sindconstrucivil, Irineu Mendes; além de outros membros das duas instituições.