Governo realiza dia ‘D’ Escola Digna e entrega novas 5 escolas em 4 municípios maranhenses

Estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sergio Cabral Barreto conhecendo a nova sala de aula. Fotos: Divulgação

O sábado (18) foi de festa para cinco comunidades escolares e também para o Programa Escola Digna. O Governo do Maranhão realizou o Dia D da Educação e entregou cinco novas escolas que beneficiarão centenas de estudantes maranhenses, nos municípios de Coroatá, Paço do Lumiar, Tasso Fragoso e Timbiras.

A festa realizada concomitantemente nos quatro municípios deixou estudantes e professores felizes com as novas estruturas que receberam, como destacou a estudante Geniela dos Santos, que vai estudar no Centro Educa Mais Dr. Luiz Sergio Cabral Barreto. “Uma escola renovada faz com que os alunos queiram ficar e aprender. Nós temos excelentes professores, mas não tínhamos estrutura. Era quente e sem condições. Com essa ação vai ser muito melhor”, disse.

Maria Izabel Lima Brandão é gestora do ‘Luiz Sergio Cabral Barreto’ desde 2008 e conta que a caminhada foi longa, mas olhar a escola como se encontra no momento é gratificante. “Nossa escola tinha ainda padrões de escola antiga e sofria constantemente com enchentes no período chuvoso. Desde que cheguei aqui, sempre pedi reforma e, graças a Deus, agora fomos contemplados com essa obra que deixou nossa escola linda. A comunidade toda está feliz, principalmente porque, a partir de agora, ofertaremos educação em tempo integral”, reforçou.

“A reforma dessa escola é de grande representatividade para essa comunidade. A obra traz uma nova vida para a região, porque o que tínhamos como referência para esta escola era ‘aquela que sempre alagava’, e agora com essa nova estrutura, estamos vivendo uma outra realidade, com a abertura de novas possibilidades para os estudantes da comunidade”, declarou Alexandre Garcez, morador da comunidade e ex-estudante.

Em Coroatá, a Escola Digna entregue beneficiará ao menos dez povoados, incluindo Macaúba e adjacências. A unidade representa uma conquista após longo tempo de espera da comunidade. O novo Centro de Ensino Gregório Pereira da Silva com quatro salas de aula substitui uma estrutura de residência com três espaços improvisados que atendia mais de 300 estudantes.

Estudantes do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sergio Cabral Barreto conhecendo a nova sala de aula. Fotos: Divulgação

“A gente passou por muita dificuldade na escola antiga. Quando chovia, a gente se molhava toda, faltava cadeira e não cabia todo mundo. Hoje só temos a agradecer pela escola nova. O que a gente passou, sei que os outros não passarão”, revelou a ex-estudante da escola, Miriam dos Santos Oliveira.

“Uma realização muito grande para o nosso povoado. Os alunos agora não vão passar pelas dificuldades que eu passei na antiga escola. Sinto-me muito honrado por ter uma escola como essa aqui em Macaúba”, enfatizou Marcos Vinícius, um dos jovens estudantes que solicitou a escola ao governador Flávio Dino ainda na campanha eleitoral.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, destacou que a melhor forma de proteger as crianças e os adolescentes é com a escola. “O governo Flávio Dino constrói escolas para cidadãos. A partir de agora os filhos da zona rural terão a oportunidade de estudar em uma escola de qualidade. Mas, acima de tudo, é uma escola que vai proteger as crianças e adolescentes de qualquer forma de violência”, pontuou.

No município de Timbiras, a festa foi em dobro, com a entrega de duas Escolas Dignas, uma no povoado Bacabeira e outra no povoado São José. Juntas as unidades escolares estão beneficiando estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

A nova Unidade de Ensino Adriano Campelo, no povoado Bacabeira, chega para atender as mais de 32 famílias moradoras da localidade.

“A escola era de palha e muito ruim. Não tinha banheiro, não tinham carteiras. Era de barro. E agora está muito boa essa escola nova e vai ser muito legal e mais confortável para os meninos estudarem”, afirma Andressa Alves da Silva. Ela é uma das moradoras do povoado, e sua filha, a pequena Ivanlane da Silva, é uma das mais de 25 crianças que estudarão na nova UE Adriano Campelo.“A escola antiga era muito ruim. Chovia dentro, quando a gente precisava ir pro banheiro ficava tudo ‘lameado’. A gente até já ficou sem aula porque molhava tudo”, diz Ivanlane, que cursará o 5º ano do Ensino Fundamental.

Para o vice-presidente da Associação de Moradores do ‘Bacabeira’, Oscar Sales de Jesus, receber a nova unidade escolar é a realização de um sonho. Ele conta que o povoado já existe desde a década de 1970 e os moradores sempre aguardaram pela construção de uma escola na localidade.

Novo prédio construído para o Centro de Ensino Gregório Pereira da Silva, em Coroatá. Fotos: Divulgação

“Eu acredito que de agora em diante as coisas só têm a melhorar, pois o governo está investindo em melhorar a vida das pessoas carentes. Eu agradeço ao governador Flávio Dino, que está investindo nessas obras nas comunidades pelo Maranhão todo. Esse é um governo que cuida de todos. Para mim é um grande prazer ter essa imensa obra e benfeitoria aqui no nosso povoado”, disse Oscar de Jesus.

No povoado São José, os estudantes também comemoraram a entrega da sua nova Escola Municipal Santa Rita, que conta com duas salas de aula e espaços totalmente mobiliados. Um ambiente inversamente diferente à antiga estrutura da unidade escolar, que era de taipa e coberta com palhas, sem qualquer tipo de conforto e dignidade aos mais de 30 estudantes já matriculados.

A escola funcionará nos turnos matutino e vespertino e a expectativa é que agora, com a estrutura ampliada, mais estudantes sejam matriculados, atendendo também à comunidade escolar do povoado Lago de São José, vizinho ao São José.

O subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, afirmou que o Dia ‘D’ Escola Digna, logo no início do ano, só reafirma o compromisso do governo Flávio Dino com a educação de qualidade em todo o Maranhão.

“Esse é mais um dia de festa para a educação do Maranhão, pois estamos entregando em um mesmo dia cinco escolas dignas espalhadas em todo o território maranhense. Só aqui em Timbiras são duas escolas. Então é um dia em que o governo Flávio Dino começa 2020 com força e compromisso de sempre, de fortalecer a educação como instrumento de desenvolvimento do Maranhão e de promoção de direitos para a nossa juventude”, afirmou Danilo Moreira.

Em Tasso Fragoso, a Escola Municipal São Raimundo Nonato foi construída no Assentamento São Pedro para substituir o antigo local onde antes funcionava a escola. A entrega foi realizada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, que representou o governador Flávio Dino no evento.

“Fico muito feliz de estar aqui em Tasso, entregando mais uma escola que beneficia a nossa região do Sul do Maranhão. A população ganha muito e a gente vê a satisfação no rosto dos pais, alunos e professores. Com certeza isso vai se refletir no desempenho em sala de aula”, disse Honaiser, que na oportunidade comunicou à população que destinou emenda parlamentar para a construção de um Farol do Saber para o município.

De acordo com a gestora da escola, Maria Dulce Antunes, os alunos sofriam muito com o calor e a falta de conforto na escola antiga e agora terão um espaço de mais qualidade para estudar. “Essa comunidade precisava bastante dela, pois os alunos sofriam muito com calor, em um lugar que não era adequado. Agora estamos muito felizes e tenho certeza que o ano de 2020 vai ser maravilhoso aqui na nossa nova escola”, declarou.

Biblioteca do Centro Educa Mais Dr. Luiz Sergio Cabral Barreto, em Paço do Lumiar. Fotos: Divulgação