Governo realiza oficina sobre operacionalização do PAA Leite em municípios contemplados pelo programa

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) está realizando oficinas de trabalho nos municípios contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade de Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite (PAA-Leite). A ação visa capacitar os coordenadores municipais do programa para melhor controle, acompanhamento e cadastro de famílias e entidades socioassistenciais beneficiadas pelo PAA-Leite Maranhão.

Nesta terça-feira (4), a equipe de coordenação estadual do PAA Leite ministra a oficina a coordenadores municipais do programa em Codó, Coroatá e Timbiras. Na quinta-feira (6), a capacitação será realizada para os gestores da ação em Peritoró, Alto Alegre do Maranhão, São Mateus e Santo Antônio dos Lopes.

Segundo o coordenador estadual do PAA-Leite, João Batista Fernandes, nas oficinas também estão discutidas questões para a construção de um Manual do Coordenador, com informações e orientações básicas sobre como se dá a estrutura organizacional dos postos que irão receber o leite, quem são os beneficiários, como elaborar relatórios de atividades, quem pode fazer parte das equipes de coordenação municipal, entre outros assuntos.

“Além disso, as oficinas são uma oportunidade para esclarecer e sanar as dificuldades enfrentadas na execução do programa, verificadas durantes as visitas de monitoramento feitas por nossas equipes técnicas de coordenação do PAA-Leite”, acrescentou João Batista Fernandes.

Em um segundo momento da oficina, os instrutores da capacitação estão utilizando os postos de recebimento de leite como pólos de discussão sobre as normas sanitárias que devem ser obedecidas para entrega e destruição do leite. A capacitação aos coordenadores municipais está sendo executada com apoio da Associação de Produtores de Leite de Codó (Aplec), que fornece o produto ao programa, e pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea).

A Sedes tem realizado um trabalho de base em diversos municípios do Estado, buscando parcerias com secretarias e órgãos desses locais, para fazer um mapeamento da produção leiteira, levantamento das associações e cooperativas de produtores e identificação de empresas de laticínios que possam fazer o benefiamento do leite do Programa.