Governo testou mais de 5 mil pessoas no drive-thru do Parque do Rangedor

Foto: Divulgação

Encerrado na última semana, o drive-thru de teste para Covid-19 disponibilizado pelo Governo do Estado no Parque do Rangedor, em São Luís, testou mais de 5 mil pessoas. O atendimento iniciou no dia 26 de outubro e era voltado para idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A proposta do poder público estadual é, através de serviços como o drive-thru, seguir ampliando a testagem no estado.

Foram colocadas à disposição da população três tendas, no horário de 8h às 16h, no estacionamento do Parque do Rangedor, no Calhau. No total, foram testadas 5.373 pessoas, das quais 4.437 tiveram resultado negativo para a doença.

“Cada drive-thru de testagem para a Covid19 que realizamos tem sido uma experiência desafiadora e muito gratificante. Esse serviço no Rangedor não poderia ser diferente. Observamos que a demanda existe e que o público-alvo está buscando a testagem e as orientações oferecidas pelos profissionais de saúde. O total dos atendimentos ao longo desses dias foi satisfatório, cumprindo assim o objetivo proposto”, analisou a coordenadora do drive-thru, Lícia Warwick Dourado Trinta.

Para realizar o teste, era preciso apresentar um documento oficial com foto. As mulheres grávidas deveriam apresentar também o cartão da gestante.

Rute Almeida tem 25 anos e está grávida de três meses. Ela aproveitou o último dia de testagem para fazer o teste e teve resultado negativo. “Eu considero de grande importância a iniciativa. Isso dá oportunidade a pessoas do grupo de risco, que assim como eu que estou gestante, de realizar o teste para a Covid, além de nos fornecer informações e orientações a respeito da doença”, afirmou.

Efigênio Dantas de Sousa, de 62 anos de idade, voltou na sexta-feira (13) ao drive-thru e levou o irmão para testar. “Eu estive aqui há 15 dias e estou voltando hoje para trazer meu irmão que também é idoso. Gostei muito do atendimento oferecido e das orientações dos profissionais de saúde. É muito importante esse tipo de iniciativa pública para nos proporcionar a oportunidade do teste. Sou muito agradecido”, opinou o idoso.

O serviço foi ofertado aos maranhenses em três edições: em setembro, na capital maranhense; depois em Imperatriz, em outubro; e novamente em São Luís. Nas três etapas, foram testadas 23.205 pessoas, sendo que 18.702 testaram negativo.

Na primeira edição, o serviço foi ofertado em São Luís no estacionamento do Multicenter Sebrae. Na época, 14.418 pessoas realizaram os testes rápidos. Em Imperatriz, foram realizados 3.414 testes rápidos e na terceira e última edição em São Luís, 5.373 pessoas se submeteram ao exame para detecção da Covid-19.