Governo treina técnicos que trabalharão no Programa Mais Produção

Treinamento de técnicos do Senar que atuarão no Programa Mais Produção. Foto: Divulgação

Treinamento de técnicos do Senar que atuarão no Programa Mais Produção. Foto: Divulgação

O treinamento dos 80 técnicos que atuarão no Programa Mais Produção foi iniciado, na segunda-feira (25), no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Luís. Com duração de nove dias, o treinamento está sendo oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

O convênio representa um investimento de quase R$ 4 milhões em assistência técnica e gerencial para produtores rurais de todo o Maranhão. A partir dele será possível beneficiar 1.550 produtores com assistência em manejo e gestão. O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, explicou que o diferencial desse treinamento é o acompanhamento individualizado de produtores e propriedades, por meio de software desenvolvido para esse fim.

“Trata-se de uma metodologia que contempla todos os aspectos da propriedade, dando ao produtor a visão do investimento que está fazendo, do retorno que recebe e de como melhorar o manejo e a produtividade. Esse acompanhamento, realizado de perto pelos técnicos nas propriedades maranhenses, vai, com certeza, melhorar a nossa produção”, afirmou o secretário Márcio Honaiser.

A metodologia de assistência técnica e gerencial que será aplicada contempla cinco etapas, iniciando com o diagnóstico produtivo individualizado. Em seguida será feito o planejamento estratégico da propriedade, adequação tecnológica (para melhorar a eficiência produtiva e a rentabilidade da atividade) e capacitação para o empreendedorismo e a gestão do negócio. A última etapa é a avaliação sistemática de resultados.

“É uma metodologia que se aplica a qualquer cadeia produtiva e trata as propriedades rurais com uma visão única, que é a de gerar renda. É nisso que está focado o treinamento. Os técnicos que são capacitados aqui saem educadores do campo”, esclareceu a instrutora do Senar Nacional, Camila Xavier.

A equipe atuará em diversas regiões, com foco em cinco das dez cadeias produtivas definidas como prioritárias no Programa ‘Mais Produção’: hortifruticultura, leite e derivados, carne e couro, arroz e aquicultura.

Para o superintendente do Senar-MA, Luiz Figueiredo, o objetivo principal é preparar os técnicos dentro do padrão para que eles possam oferecer uma assistência de qualidade, que atenda aos anseios do Senar e do Governo do Estado. “Foram técnicos selecionados, daqui e inclusive vindos de outros estados, que estão sendo treinados por instrutores do Senar Nacional”, disse.

O projeto será implantado pela Sagrima e pelo Senar, envolvendo as demais secretarias componentes do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), além de parceiros como o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), secretarias municipais de Agricultura, instituições financeiras, sindicatos de trabalhadores rurais e instituições de ensino.