O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), órgão responsável pela execução do Programa Bolsa Família (PBF) no Maranhão, está capacitando instrutores para serem entrevistadores sociais do formulário do Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é aprimorar o conteúdo das informações colhidas, por meio de entrevistas realizadas com famílias em situação de vulnerabilidade social para ingresso ao PBF e acompanhamento da ação.
O treinamento reforça a capacidade técnica de instrutores nos 217 municípios maranhenses para a execução desse trabalho, considerando a grande rotatividade de entrevistadores municipais do PBF e Cadastro Único.
O entrevistador é responsável por registrar e controlar o fluxo de documentos e as rotinas de trabalho nos bancos de dados relativos ao Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Ele tem a função de analisar, monitorar e arquivar processos decorrentes da operacionalização dos sistemas e dos dados registrados em documentos, formulários físicos, eletrônicos e nos sistemas online relacionados ao Cadastro Único e PBF.
Segundo a coordenadora estadual do Bolsa Família, Ana Gabriela Borges, serão ofertadas 10 turmas para a capacitação, a ser realizada nas cidades-sedes das regionais no Maranhão. Cada município terá direito a uma vaga no curso.
A capacitação terá carga horária de 40h, com a realização de uma avaliação final. A inscrição do participante poderá ser efetuada até dia cinco de agosto próximo. Os inscritos deverão terconhecimento avançado ou intermediário no Programa Bolsa Família e Cadastro Único.
Ainda conforme a coordenadora estadual do PBF, as vagas serão ofertadas somente para pessoas que não passaram pela formação de instrutores ministrada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) ou pelas turmas de formação de instrutores ministradas pelo estado.
As vagas que não forem preenchidas pelo município até a data limite serão automaticamente remanejadas para outros municípios. O mesmo procedimento vai acontecer quando o representante do município inscrito faltar. As inscrições podem ser realizadas com o preenchimento de formulário disponível no endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZpKFm20Oq9UGYoaDmaRcqHa9YrI35i4xnJdZsqKB0pHwHkg/viewform?usp=sf_link –