O Governo do Estado vai capacitar 5.636 trabalhadores da área de Assistência Social em todo o Maranhão. Para a execução do projeto, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) firmou parceria com a Escola de Governo do Maranhão (EGMA), para a realização de 15 capacitações visando ao aprimoramento técnico-gerencial dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no Maranhão. As primeiras turmas iniciam na segunda quinzena do próximo mês.
Segundo o titular da Sedes, Neto Evangelista, as capacitações integram o Plano Estadual de Educação do SUAS, que tem como principal objetivo a qualificação de diferentes atores envolvidos nos processos de reordenamento dos serviços da Proteção Social Especial, por meio do compartilhamento de conhecimentos e metodologias relacionadas ao assunto, para que as intervenções junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social sejam mais qualificadas e garantam os direitos destinados a esse público.
“Por meio dessas capacitações, os profissionais que prestam serviços na área da Assistência Social estarão muito mais aptos a desempenharem com qualidade e eficiência o atendimento prestado nas instituições integrantes do SUAS. O público-alvo principal das ações no setor são os cidadãos e as famílias maranhenses em situação de vulnerabilidade social, o que requer um atendimento qualificado, de modo que os serviços prestados atendam aos pressupostos dos programas sociais implementados no Estado”, afirmou Neto Evangelista.
O Plano Estadual de Educação do SUAS prevê a formação de 77 turmas, beneficiando 5.636 profissionais da área em todo o Estado, entre eles, técnicos, gestores e conselheiros do SUAS no Maranhão, de nível médio e superior.
As capacitações serão realizadas conforme preconiza a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, que visa ao desenvolvimento de perfis profissionais com habilidades que demandam diferentes níveis de formação para realizarem desde a identificação das vulnerabilidades sociais nos territórios até o trabalho social com as famílias, a organização, mobilização popular, dentre outros aspectos inerentes à área socioassistencial.
Entre as capacitações que serão ministradas estão as de gestão da política de assistência social; metodologia de trabalho com famílias quilombolas; elaboração de indicadores sociais da política estadual de Assistência Social; utilização do prontuário SUAS e preenchimento do Censo SUAS 2017; trabalho social com famílias de bebês com microcefalia, gestão do SUAS; medidas socioeducativa em meio aberto; serviços de abrigamento; elaboração dos Planos Municipais de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; vigilância socioassistencial; Gestão de Parcerias com Organizações da Sociedade Civil com enfoque no SUAS, entre outras capacitações.