Mais de 1.500 idosos foram vacinados no primeiro dia de drive thru na área do Detran-MA

Primeiro dia de vacinação em esquema drive-thru, na área do Detran-MA. Foto: DIvulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) disponibilizou a área de provas práticas do exame de habilitação de condutores, localizada no Castelinho, na Vila Palmeira, para a vacinação utilizando o sistema de atendimento drive thru. Nesta segunda-feira (30), primeiro dia de atendimento, foram vacinadas 1.520 pessoas com mais de 60 anos contra Influenza e gripe H1N1.

A vacinação com sistema drive-thru faz parte da campanha de imunização promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Secretaria de Estado da Saúde (SES), e conta com o apoio do Detran-MA, do Batalhão da Polícia Militar Rodoviária (BPRv) e Corpo de Bombeiros.

Essa é a primeira vez que o sistema de atendimento drive thru é utilizado para ações de vacinação em São Luís, apesar de já ter sido utilizado em outras capitais. O modelo tem como principal vantagem, a capacidade de atender a um número significativo de pessoas sem aglomerações. Além disso, essa forma de atendimento é mais cômoda e mais segura, principalmente para pessoas idosas que, dessa maneira, não precisam sair dos veículos para receber a vacinação.

A diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla, destacou a ação conjunta dos órgãos públicos pela preservação da saúde da população. “Esse é um somatório de esforços com objetivo de dar celeridade a essa vacinação de uma forma segura. Com esse sistema de atendimento diferenciado, os idosos não precisam descer do carro, e isso evita aglomerações e dá mais segurança, principalmente, nesse momento de restrição sanitária decorrente da pandemia do Covid-19”, ressaltou.

Primeiro dia de vacinação em esquema drive-thru, na área do Detran-MA. Foto: DIvulgação

Para a coordenadora de Imunização da Semus, Charlene Luso, a participação do Detran-MA na ação está sendo de fundamental importância. “Com a ajuda dessa estrutura do Detran-MA, nós estamos conseguindo vacinar um grande número de pessoas, de forma ágil e segura”, declarou.

A servidora pública Amanda Bone, que levou sua mãe para vacinar na área do Detran-MA, no Castelinho, elogiou a iniciativa. “Dessa maneira é muito mais fácil trazer os nossos familiares mais idosos para se vacinar”, afirmou.

A ação no Castelinho reúne cerca de 50 profissionais, incluindo agentes de saúde, servidores do Detran, policiais, bombeiros, enfermeiros e paramédicos. Nesse primeiro dia, foram vacinados somente idosos com nome começando pela letra ‘A’.