‘Mais Renda’ e convênios para produção de cajuína e reforma de Mercado impulsionam economia de Timon

Programas de Governo beneficiam e impulsionam economia de Timon. Foto: Nael Reis/Secap

A economia de Timon será aquecida com importantes programas do Governo do Estado anunciados nesta terça-feira (9). O governador Flávio Dino distribuiu kits do programa ‘Mais Renda’ para 209 beneficiários – que servirão à comercialização de alimentos –, assinou Termo de Cooperação Técnica com a Cooperativa de Cajucultores (Cooac) – do projeto de assentamento São Benedito –, e celebrou convênio para implantação de cobertura metálica no Mercado do Parque Alvorada, que vai revitalizar o espaço, tornando-o mais seguro e adequado ao comércio da região.

Em solenidade que lotou o Centro de Convenções de Timon, o governador Flávio Dino foi aplaudido desde a chegada pelas ações que vem sendo executadas no município. Em seu discurso, ele destacou que tem muita alegria em colocar a cidade no mapa das prioridades do Governo e enfatizou que é a 10ª visita que faz a Timon como governador, e sempre levando benefícios para a população.

Sobre o programa ‘Mais Renda’ e o convênio assinado para desenvolvimento da cajulcutura, Flávio Dino disse que o Maranhão anda na contramão da crise que assola o Brasil e ameaça direitos do povo e dos trabalhadores. “Nós estamos aqui mostrando um caminho diferente para sair da crise, que é acreditar no povo, na capacidade empreendedora e trabalhadora das pessoas”, pontuou o governador.

O programa ‘Mais Renda’ vai propiciar, em Timon, a inclusão sócio-produtiva de 210 famílias em situação de vulnerabilidade social, oportunizando a inserção, organização e estruturação de pequenos negócios. O kit recebido pelos beneficiários contém fardamento, utensílios e os carrinhos adequados à venda de alimentos como churrasco, cachorro-quente e salgados.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, destacou que, com esses novos 210 beneficiados, o ‘Mais Renda’ chega a 610 famílias no Maranhão que se tornaram microempreendedores individuais. “Essas pessoas fizeram todo o curso de capacitação, na área de humanas – para ter trato com o cliente – na área de segurança alimentar – para saber manusear bem o alimento, e, sobretudo, na área gerencial, para que o dinheiro possa render cada vez mais”, frisou.

Neto Evangelista explicou que o ‘Mais Renda’ é um programa que acompanha os beneficiários e dá oportunidade para o crescimento individual. Em Timon, eles tiveram reuniões com o Banco do Nordeste e outras entidades financeiras durante a capacitação. “O diferencial é que durante um ano esses microempreendedores receberão atendimento de técnicos na área de nutrição, contabilidade, e de administração”, reiterou o secretário.

Emocionada, a beneficiada Michele da Costa e Silva recebeu seu kit das mãos do governador e confessou que jamais pensou que o ‘Mais Renda’ pudesse beneficiar tantas famílias em Timon. Ela vende cachorro-quente na cidade há três anos, e disse que, com a nova estrutura, vai expandir o negócio – vendendo também batata frita – e, com certeza, lucrará mais com uma estrutura melhor. “A nossa capacitação foi muito boa. A gente aprendeu como lidar com o alimento, o cliente e o nosso dinheiro. Fico muito agradecida pelo Governo do Estado”, disse ela.

Cajuína maranhense

Durante a agenda, o governador Flávio Dino firmou Termo de Cooperação Técnica com a Cooperativa de Cajucultores (Cooac) do projeto de assentamento São Benedito. O recurso é proveniente de Chamada Pública realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) em 2016. O projeto beneficiará 26 famílias de agricultores familiares e contemplará a adequação e complementação de agroindústria de cajuína.

O secretário da SAF, Adelmo Soares, afirmou que “hoje nós marcamos história no município de Timon. Estamos oferecendo dignidade ao povo. Através do programa ‘Mais Renda’, e, agora, ajudando nossos cajulcultores”. Para ele, essas iniciativas transformam a vida dos cidadãos, elevando a autoestima, gerando renda e melhorando a qualidade de vida. “Esse é o caminho certo para desenvolver o Maranhão”, sublinhou.

O presidente da Cooac, Manoel Pereira, disse que esse acordo vai contribuir no apoio e na certificação da cajuína produzida no assentamento São Benedito. “Nós estamos esperando certificar o nosso produto para comercializar em todo o estado e fora do país. A expansão do nosso projeto vai nos dar renda e status. Porque a melhor cajuína do momento é a nossa”, declarou o agricultor.

Novos investimentos

A agenda marcou, também, a assinatura do convênio para implantação de cobertura metálica no Mercado do Parque Alvorada, que vai revitalizar o espaço, tornando-o mais seguro e adequado ao comércio. Além disso, o governador Flávio Dino anunciou que, ainda este ano, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura vai garantir a revitalização da Ceasa e o início de um projeto de urbanização para a área localizada na margem do Rio Parnaíba.

O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, enfatizou que as inciativas do Governo do Estado na cidade levam oportunidade para cada um dos beneficiários e, por isso, que a gratidão é palavra de ordem. “Flávio Dino, por isso que você sempre é bem vindo aqui na nossa cidade”, completou o prefeito.