Mais um IEMA: em Presidente Dutra a estrutura já está na reta final

IEMA de Presidente Dutra (Foto: Jardel Scot)

“O IEMA vai abrir muitas portas”, disse o adolescente Thallyson Rhuan, 15 anos, cheio de expectativas com a escola nova. Na reta final da construção, a unidade plena de Presidente Dutra do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) já iniciou as atividades, na última semana. A comunidade escolar, que desde 2018 já vivenciava a experiência do IEMA, agora conta com uma ambiente novo, com salas climatizadas, refeitório, áreas de vivência, setor administrativo e alguns laboratórios prontos e já em uso.

Thallyson rhuan, 15 anos, 1º ano, cursa técnico em serviço jurídico (Foto: Nael Reis)

O superintendente da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Joaquim do Vale, explica que 93% da obra já foi executada e está na reta final. “Essa é uma obra de 5,5 mil m2 de área construída, dividida em vários blocos, o pedagógico, auditório, biblioteca, refeitório, ginásio e laboratórios especiais. Hoje, o auditório, ginásio e alguns laboratórios estão em fase final, o resto todo já foi entregue, já está em funcionamento”, explica o superintendente da Sinfra, pasta responsável pela obra.

Desde o 1º ano estudando no IEMA, Jordania Monteiro, 17 anos, que faz o curso técnico em Química, entra agora no 3º ano e acredita que a nova escola vai otimizar os resultados dos alunos, inclusive no Enem. Para ela o novo prédio vai ser ainda mais aconchegante, o que é importante para quem passa o dia na escola. “Melhorou muito com relação aos laboratórios, principalmente. Eu faço curso técnico em Química e o laboratório é fundamental. Com esse novo espaço físico que a gente tem, essa grande estrutura do IEMA, vai melhorando bastante. Inclusive com as atividades extracurriculares, que nós vamos ter mais espaço para realizar também”, defendeu a adolescente.

IEMA em Presidente Dutra

Jordania Monteiro, 17 anos, 3º ano, cursa técnico em química (Foto: Nael Reis)

O IEMA foi implantado ainda em 2018, oferecendo, em tempo integral, ensino técnico-profissionalizante e médio de qualidade, para estudantes de Presidente Dutra e municípios vizinhos. A gestora geral do IEMA da cidade, Queila Cristina, relata que a nova estrutura ampliou o número de vagas (são, atualmente 288 alunos) e melhora ainda mais as condições de ensino e aprendizagem.

“No prédio em que trabalhávamos antes, a parte pedagógica já funcionava muito bem. Agora, com essa estrutura grandiosa, com laboratórios, ginásio, espaço amplo, vai otimizar ainda mais”, destacou a gestora.

Mesmo na antiga estrutura, os números de 2019 apresentados foram expressivos. Os alunos do IEMA de Presidente Dutra tiveram elevado número de aprovações ao fim do ano e nenhuma evasão foi registrada. Mas, segundo a gestora Queila, não é esse o maior legado, mas a formação dos alunos enquanto indivíduos.

“O IEMA revolucionou a comunidade, pelo bons resultados, pelo impacto social, por oferecer uma educação integral voltada para a formação de jovens solidários, competentes e autônomos. O IEMA é o sonho de consumo de pais e jovens”, defendeu Queila.

Se para os gestores e corpo técnico o IEMA tem papel revelante na formação, para os alunos e alunas, o sabor é ainda mais especial. Thallyson Rhuan, que iniciou agora a caminhada no IEMA, e escolheu o técnico em serviço jurídico atestas: “O IEMA vai abrir muitas portas, por abranger cursos técnicos em área bem específica a gente vai se adiantar muito o que alunos de outras instituições vão se surpreender ao chegar em uma universidade. Aqui a gente trabalha com a questão do protagonismo, aprende sobre convivência e autoconhecimento, todos os valores que vem de casa são aprimorados aqui”.

Alunos em aula no IEMA (Foto: Nael Reis)

Novas unidades

Pelas redes sociais, o governador Flávio Dino lembrou que, em várias regiões do Maranhão, são mais de 15 IEMAs em construção, que em breve se somarão aos 17 já em funcionamento. Só neste ano, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 200 milhões na construção dessas novas unidades do Instituto. Com obras em andamento, em estágio avançado, os municípios de São Vicente Férrer, Coroatá, Carutapera e Santa Luzia do Paruá também estão prestes a ganhar uma unidade do IEMA.