Maranhão aumentou em 1000% o número de pacientes atendidos em hemodiálise

Flávio Dino participou da solenidade virtual de inauguração (Foto: Divulgação)

“Desde que tive a honra assumir o Governo do Estado já aumentamos o número de pacientes atendidos em hemodiálise em mais de 1000%”, disse o governador Flávio Dino, em solenidade virtual, nesta terça-feira (4), durante a inauguração do novo Centro de Hemodiálise de Pinheiro. Na ocasião, também foi oficializada a entrega da urbanização da praça do Centenário, também na cidade de Pinheiro.

Em 2015, havia 25 cadeiras próprias de hemodiálise na rede estadual maranhense. Atualmente, o estado possui 250 cadeiras, resultado dos investimentos feitos na área da saúde pelo Executivo Estadual, como parte do programa de Governo, que prioriza o cuidado e atendimento à população em todo o estado.

“Com a entrega do Centro de Hemodiálise e a urbanização da praça do Centenário, estamos cumprindo o que diz a Constituição Federal sobre garantir direitos sociais, como saúde e lazer. Estamos assegurando políticas públicas vitais para que possamos fazer com que os direitos declarados sejam direitos usufruídos na prática pelos cidadãos da Baixada Maranhense”, assegurou o governador.

Centro de Hemodiálise Pinheiro

Em três turnos, centro tem capacidade para atender 240 pacientes (Foto: Karlos Geromy)

O novo Centro de Hemodiálise funcionará ao lado do Hospital Regional da Baixada Maranhense “Dr. Jackson Lago”, inicialmente com 40 cadeiras, em três turnos de funcionamento, com capacidade para atender 240 pacientes. O novo centro é referência no tratamento de diálise dos pacientes da Baixada Maranhense e regiões vizinhas.

Praça Centenário

A praça Centenário, agora revitalizada, possui quadra poliesportiva, parquinho com brinquedos infantis, academia ao ar livre e quiosques. Foram investidos R$1,5 milhões na reforma e revitalização do novo espaço de lazer, esporte e cultura da cidade de Pinheiro.

Inicialmente, serão utilizadas 40 cadeiras (Foto: Karlos Geromy)

“Juntos conseguimos concretizar esse sonho, de ter espaço público, digno e gratuito como um direito fundamental aos cidadãos maranhenses. Essa ação integra o programa ‘Praças da Família’ que, desde 2015, revitaliza espaços públicos para que todos possam usufruir dessa convivência comunitária, como o lazer, esporte e cultura”, finalizou o governador.

Foram investidos R$1,5 milhões na reforma e revitalização (Foto: Karlos Geromy)