Nova operadora do Tegram visita o Porto do Itaqui

Porto do Itaqui recebeu a visita do economista Helcio Tokeshi, diretor administrativo da IG4 Capital, nova sócia-operadora do Consórcio Tegram (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Porto do Itaqui recebeu a visita do economista Helcio Tokeshi, diretor administrativo da IG4 Capital, nova sócia-operadora do Consórcio Tegram, formado por outras três operadoras. No encontro com o presidente do Itaqui, Ted Lago, e equipes técnicas da EMAP – Empresa Maranhense de Administração Portuária – e do Tegram, ele conheceu o modelo de gestão do porto público do Maranhão, além de conferir de perto a fase final das obras de expansão do terminal, que a partir de agosto passa a operar com o dobro de capacidade.

“Apresentamos as potencialidades do Porto do Itaqui e a expectativa de futuro dentro de um modelo alinhado com a visão do governador Flávio Dino de ser um porto moderno, comercial e, dentro dessa linha, cumprir o papel de atrair novos investimentos para o Maranhão”, afirmou Ted Lago ao final da visita.

O diretor administrativo da IG4 Capital destacou positivamente a visita. “Estamos muito contentes por estar aqui, podendo investir no Porto do Itaqui, no Tegram, e o plano é continuar contribuindo para ampliação da capacidade aqui do porto”, disse Toksehi.

A expansão do Tegram vai elevar a movimentação de grãos a um novo patamar – com capacidade para movimentar 19 milhões de toneladas por ano – o que torna o Itaqui e o estado do Maranhão cada vez mais competitivos para o agronegócio.

O primeiro semestre do ano teve alta de 21% na movimentação de soja em relação ao mesmo período do ano passado. Foram exportadas 5,7 milhões de toneladas (3,7 milhões de toneladas pelo Tegram e o restante pela VLI). E a previsão é fechar 2020 com recorde histórico na movimentação dessa carga.