Obras em São Luís melhoram saúde, lazer e trânsito na cidade

Mais de 200 pessoas trabalham nas obras do Hospital da Ilha (Foto: Divulgação)

Para o governador Flávio Dino, o investimento em obras públicas é um dos remédios possíveis para superar a crise econômica e os efeitos da pandemia do novo coronavírus. “Um programa robusto de obras públicas é essencial para saída de uma crise dessa dimensão”, disse o governador em recente videoconferência com professores da Unicamp.

Dados das Secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) e da Agências Executiva Metropolitana (Agem) e de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) apontam que a fala encontra paralelo no que vem sendo feito em diversas regiões do Maranhão, incluindo a capital.

Segundo relatórios destes órgãos de Estado, só na capital São Luís, o Governo do Maranhão mantém uma expressiva carteira de obras em execução, gerando centenas de empregos diretos e indiretos em tempos de pandemia, além de proporcionar qualidade de vida a moradores de várias regiões da capital.

Listamos abaixo alguns dos principais projetos em execução na Ilha:

Hospital da Ilha

A Sinfra é responsável por diversos grandes projetos em São Luís – sem contar os trabalhos de pavimentação de ruas e avenidas da capital. Um dos mais expressivos é a obra de construção do Hospital da Ilha, voltado para o atendimento de urgência e emergência. Localizado na Avenida São Luís Rei de França, o hospital vai ofertar 200 leitos na fase inicial. Com 40% de execução, a obra atualmente conta com 255 trabalhadores.

Corredor de Ligação da MA-201

Outra obra capitaneada pela Sinfra é o Corredor de Ligação da MA-201, incluindo uma ponte, que vai desafogar e melhorar o fluxo de trânsito na região. Para quem precisa se deslocar entre o Maiobão e o Cohatrac, a nova rota vai diminuir a rota entre os dois bairros vizinhos e que interligam mais de 200 mil pessoas que moram na região.

Novo Mercado da Cidade Operária

Com mais de 90% concluída, outra obra muito aguardada pela população é a de reforma e adaptação do Mercado da Cidade Operária. O espaço foi totalmente revitalizado e recebeu adequação de toda a infraestrutura de esgoto, água, energia e a criação de nova estrutura de esgoto e águas pluviais, além de novos boxes, pisos e banheiros que atendem a padrões técnicos de segurança sanitária.

Praça Cobal

Responsável pelos projetos de revitalização da Praça do Cohatrac, Mercado da Macaúba e Viva Cidade Operária – todas já entregues – a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) já iniciou o processo de contratação de empresa para executar as obras de urbanização da Praça do Monte Castelo, onde antes se localizava o Mercado da Cobal.

Com área de 5.181,00m² e investimento da ordem de R$ 1.295.159,19, a Praça Cobal, como o projeto vem sendo chamado, deve ser entregue ainda em dezembro deste ano e promete dar nova vida a um local que há anos estava abandonado.

Praça dos Poetas

Pertinho do Palácio dos Leões está em fase final a construção da Praça dos Poetas, tocada pela Secretaria de Governo. O local terá um mirante e, no trajeto até ele, serão homenageados 10 escritores e poetas maranhenses: Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Nauro Machado, Sousândrade, Bandeira Tribuzzi, José Chagas, Gonçalves Dias, Maria Firmina, Dagmar Destêrro e Lucy Teixeira.

Prolongamento da Litorânea

Está em obras o prolongamento da Avenida Litorânea em 1.800 metros, com a requalificação da Avenida São Carlos e Litorânea, da Foz do Rio Pimenta à Foz do Rio Calhau. Capitaneada pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). A obra já entrou nas fases de implantação da camada asfáltica.

Reforma do Guarda-Corpo do Espigão

Cabe à Agência Executiva Metropolitana (AGEM) tocar um projeto com impacto no turismo e para lazer na capital: a obra de reforma do Guarda-Corpo do Espigão Costeiro, na região da Ponta D’Areia. A reforma vai englobar a recuperação de calçamento, guarda-corpo e iluminação do Espigão. São 95 metros de intervenção em uma reforma que deve ser entregue ainda em 2020.

A AGEM também é responsável por obras de revitalização e construção de praças e pontes em São Luís. Entre os projetos com previsão de entrega para este ano, estão a revitalização da Praça Odorico Amaral de Matos, no Caratatiua, e a Praça e Quadra Poliesportiva das Margaridas, na Vila Bacanga. Os dois projetos contarão com academia ao ar livre, novos sistemas de iluminação, nova arborização, dentre outras melhorias.

Mais obras

Há também diversas outras obras em curso. Entre elas, a reconstrução e revitalização de equipamentos do Parque Estadual da Lagoa da Jansen; a drenagem na região do Parque Vitória, para resolver problemas crônicos; a recuperação da Barragem do Bacanga; e a recuperação da tradicional estação ferroviária da REFFSA, que será reaberta neste ano, com vários equipamentos culturais e de lazer.