Outubro Rosa: Usuárias do SUS elogiam facilidade de acesso aos exames de prevenção ao câncer de mama

Francisca Gomes Lindoso, 77 anos, aposentada. Foto: Divulgação

“Eu liguei para o Disque Saúde, marquei a minha mamografia e hoje já estou realizando meu exame. Me surpreendi com a facilidade da marcação”, afirma dona Maria do Carmo, 59 anos. Maria do Carmo é uma das mulheres que estão realizando exames preventivos na Policlínica Diamante, que faz parte do grupo de unidades da rede estadual que reforçam a oferta de exames de mamografia e consultas com mastologista durante a Campanha Outubro Rosa.

Na Policlínica Diamante, 1.200 mamografias já foram agendadas, sendo que 567 exames já foram realizados, com encaminhamento de 88 mulheres para a mastologia. “Estamos conseguindo realizar cerca de 60 mamografias diárias, com possibilidade de aumento, pois ainda temos o horário estendido da noite, caso a procura seja muito grande. Disponibilizamos ainda consultas com a mastologista. Além disso, criamos um fluxo para que no ato da mamografia, caso seja identificada alguma alteração, a paciente seja imediatamente direcionada para a Mastologia”, diz a diretora Ana Carolina Marques.

Com o como tema “Prevenção salva vidas, conheça seu corpo”, a campanha de 2020 destaca que é fundamental perceber os sinais do corpo e buscar atendimento com um profissional de saúde. A dona de casa destaca a importância dos exames preventivos. “Esse cuidado é muito importante, pois através da mamografia eu descobri uma calcificação na minha mama e com o diagnóstico eu posso fazer o acompanhamento adequado”, conta Maria do Carmo.

Foto: Divulgação

A aposentada Francisca Gomes Lindoso, 77 anos, também realizou a mamografia e relata que marcou o exame com muita facilidade. “Costumo fazer o exame anualmente e fiquei muito feliz com a rapidez que consegui marcar minha mamografia”, comemora.

Opinião compartilhada pela enfermeira Kátia Melo, 44 anos. “Eu marquei minha mamografia através do Disque Saúde; o atendimento foi bem rápido. O exame é a melhor forma de
prevenir qualquer tipo de problema na mama, pois caso seja detectado algo, é possível realizar o tratamento imediatamente”, ressalta Kátia Melo.

Oferta de exames

Em toda a rede estadual de saúde, ao longo do mês de outubro, serão cerca 1,5 mil consultas com médico mastologista e mais de 5 mil exames de mamografia nas cidades de São Luís, Imperatriz, Caxias, Chapadinha e Pinheiro.

Os aparelhos de mamografia do Sistema Único de Saúde estão distribuídos em 11 regionais de saúde. Estes, estão localizados nas cidades de São Luís, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Porto Franco, Rosário, São Luís, Timon, Tuntum, Santa Inês e São João Patos.

Agendamentos

As mamografias estão sendo agendadas sem encaminhamento médico, desde que a mulher esteja na faixa etária para rastreamento, que é de 40 a 69 anos. Somente para agendamento com o mastologista é obrigatório o encaminhamento do SUS.

Para agendamento da consulta e/ou do exame é necessário procurar um dos canais de marcação. São eles: o Viva Cidadão (Beira Mar, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping e Golden Shopping), através do aplicativo Procon MA, no site seati.segov.ma.gov.br/policlínica ou pelo Disque Saúde (3190-9091).