Para governador Flávio Dino, a agricultura familiar é fundamental para desenvolvimento do estado

Governador tratou do assunto em videoconferência sobre financiamento popular de cooperativas da região Nordeste.

“A mandioca é a nossa pedra fundamental. É impossível construirmos um projeto, como o que temos feito aqui no Maranhão de combate à desigualdade social, sem levar em conta a nossa base que é a mandioca”, disse o governador Flávio Dino, em videoconferência da Finapop, que tratou sobre o financiamento popular nas cooperativas produtoras dos estados do Nordeste.

O governador Flávio Dino disse que o Maranhão possui uma das cinco maiores áreas plantadas do país de mandioca, além de ser um dos cinco estados com maior produção de farinha do Brasil. “Em termos de produtividade, porém, somos um dos estados com menor produtividade, no que se refere à relação tonelada/hectare e isso mostra importância dos investimentos. É mediante a incorporação de tecnologia que nós podemos fazer com que a área plantada associada à produtividade gere riqueza para os nossos trabalhadores rurais”, assegurou Dino.

Em sua participação, o governador exemplificou a importância desses investimentos ao citar a parceria público-privada efetivada no Maranhão, que resultou na produção da Magnífica, cerveja da mandioca maranhense, que valoriza a alimentação local e assegura fonte de renda aos agricultores. “Em 2019 vendemos 9 mil toneladas de mandioca para esse projeto e nós temos esse apoio para a cooperativa que está no assentamento Cristina Alves, da associação Irmã Dorothy. Esse é um trabalho de grande valor, onde estamos investindo quase R$ 1 milhão de reais, com selo, casa de farinha, poços. Essa destinação de recursos dos investidores vai ajudar bastante a população a gerar sinergia entre o trabalho da empresa, do Governo, dos investidores e dos trabalhadores rurais que é quem, de fato, produz a riqueza”, disse o governador.

Agricultura Familiar

O Governo do Estado comprou produtos da agricultura familiar para montar as quase 200 mil cestas básicas que foram distribuídas no período da pandemia do coronavírus. Além disso, o governador editou decreto que determina a inclusão do pescado na merenda escolar dos estudantes maranhenses. Medidas como essas visam incentivar e valorizar a produção local e contribuir com o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o estado. Participaram da live nesta segunda-feira (29) os governadores Flávio Dino (MA) e Wellington Dias (PI); as representantes das cooperativas do Nordeste, Alzerina Carneiro (MA), Sheila Rodrigues (CE) e Lucineia Durãs (BA); João Pedro Stedille, diretor nacional do MST e Eduardo Moreira, economista e escritor.