Plano Mais IDH leva casas, cozinhas, ruas dignas e Mais Asfalto para 30 cidades do Maranhão

A família de Hosana, em Água Doce, agora dorme tranquila. Foto: Divulgação

Lançado logo no início da gestão Flávio Dino, o Plano Mais IDH tem levado obras e serviços para melhorar a qualidade de vida nas 30 cidades com as situações sócio-econômicas mais frágeis no Maranhão. São ações em Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e outras áreas.

A Infraestrutura é uma das áreas com mais ações. Elas incluem residências do Minha Casa Meu Maranhão, mutirões do Rua Digna, obras do Mais Asfalto e Cozinhas Comunitárias. São iniciativas para dar um salto na qualidade de vida dos moradores.

O Minha Casa Meu Maranhão já entregou 400 unidades habitacionais nas cidades de Água Doce do Maranhão, Amapá do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão e Santa Filomena do Maranhão.

Outras 1.100 unidades estão em execução em 11 municípios. O Plano prevê a construção de 3 mil casas nos 30 municípios.

Quem já está de casa nova é Hosana da Conceição, moradora de Água Doce do Maranhão. Ela passou anos sem dormir direito à noite com medo do teto cair: “As madeiras já estavam todas podres. Agora está tudo bem, já durmo à noite”, contou após a mudança de casa.

Ruas Dignas

Obras do Mais Asfalto em São Roberto. Foto: Divulgação

O Mutirão Rua Digna é um programa que melhora vias que jamais haviam recebido atenção do poder público. E o trabalho é todo feito pelos moradores, que recebem uma renda enquanto dura o mutirão. Ou seja, a rua fica nova e os moradores conseguem um trabalho temporário.

Nas cidades do Mais IDH, 34 projetos estão em execução e 26 estão em fase de seleção. São 23 municípios atendidos. E as obras já foram concluídas em Cajari e Primeira Cruz.

“Está ótimo o calçamento, facilitou muita coisa. A gente adoece, liga para a ambulância e já vem mais rápido. Se precisar do mototáxi, também vem. Antes não tinha nada disso”, diz Tatiele Ferreira, moradora de Primeira Cruz que antes vivia numa rua de areia.

A pescadora Francisca Félix Silva conta que, antes do Rua Digna, as crianças tinham que ir para a escola pisando na areia quente, sob o sol do meio dia. “Foi muito bom calçar. Eles agora vão e vêm e não tem aquela areia. Melhorou para as crianças e para nós, que queremos fazer uma caminhada”, afirma.

Cozinhas Comunitárias

As cidades do Mais IDH vão receber Cozinhas Comunitárias para combater a fome e melhorar a alimentação dos moradores. São locais que fornecem refeições saudáveis e equilibradas.

Essas cozinhas seguem o modelo das que já existem em São Luís e Alcântara, que fornecem as refeições gratuitamente e garantem cursos e ações sociais para a comunidade.

Estão sendo construídas 30 cozinhas desse tipo nas 30 cidades do Mais IDH. Várias delas já estão em fase de conclusão e serão entregues em breve.

Mais Asfalto

Parte dos 2.500 quilômetros de pavimentação que o Mais Asfalto levou a todas as regiões do Maranhão desde 2015 está nas cidades do Mais IDH.

“É muito bacana trazer o asfalto porque aqui já estava tudo ruim. Com esse asfalto passando, vai tirar toda essa poeira, lama. Eu faço caminhada, porque tenho marca-passo e o médico me indicou para caminhar. Quando chove, eu tenho medo de andar e cair nos buracos. Com a rua arrumada, vou fazer minhas caminhadas mais tranquilas”, disse a aposentada Maria Eva Alves Ribeiro sobre a recuperação da rua do Comércio no município de São Roberto.

Entre as obras do Mais Asfalto nas cidades do Mais IDH, já foram concluídos mais de 140 quilômetros de rodovias. E mais de 450 quilômetros estão em execução.

Rua Digna em Primeira Cruz. Foto: Divulgação