Polícias dão continuidade a conjunto de operações de combate ao crime na Grande Ilha

Operação é contínua, realizada diariamente e intensificada aos fins de semana (Foto: Jeferson Stader)

Centenas de policiais estão nas ruas e avenidas da Região Metropolitana, executando operação de combate ao crime. O objetivo é conter a ação de facções criminosas, apreender armas e drogas, garantindo a segurança dos cidadãos. Iniciada na noite de sexta-feira (25), o trabalho integra efetivo da Polícia Civil e Polícia Militar, com o acompanhamento de todos os chefes de comandos. Pessoas foram abordadas e veículos vistoriados. A operação é contínua, sendo realizada diariamente e intensificada aos fins de semana.

“Colocamos um grande contingente de policiais e veículos nas ruas da Região Metropolitana da capital. Todos os chefes do Sistema de Segurança estarão nas ruas para acompanhamento da atuação dos nossos policiais e combate ao crime”, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Jefferson Portela, sobre a operação integrada que mobilizou mais de 680 policiais, 110 viaturas e cerca de 80 motocicletas nesta primeira etapa.

Secretário Jefferson Portela e demais chefes do Sistema de Segurança participam da operação (Foto: Jeferson Stader)

Resultado prévio desta etapa da ação culminou com prisões e apreensões de drogas na área da Vila Progresso, em São José de Ribamar, além de apreensão de adolescentes envolvidos com infrações, e cumprimento de mandados de prisão de suspeitos procurados pela Justiça e de busca e apreensão em diversos locais. Os policiais estiveram em terminais de integração, principais avenidas, ruas dos bairros e demais áreas mapeadas e com histórico de crime.

 

Nos ônibus, a ordem era parar para as vistorias, na busca de foragidos da justiça, itens suspeitos, drogas e armas. Carros, motos e veículos de grande porte também foram abordados. O efetivo trabalha a pé, em motos, viaturas e cavalaria. As estruturas do Batalhão de Choque e Centro Tático Aéreo (CTA) também estão integradas à operação. Policiais atuam em sistema de rodízio, distribuídos em equipes, que deram início aos trabalhos na noite de sexta-feira (25), sendo finalizado esta primeira etapa às 6h da manhã deste sábado (26).

Pessoas foram abordadas e veículos vistoriados (Foto: Jeferson Stader)

Portela lembrou que as facções já se atacam há muitos anos e têm sempre confronto entre si, envolvendo muita violência, agressões e mortes. Que são um mal existente em todo o Brasil e o foco é a disputa de território para o tráfico de drogas. “Um conceito que vale para todas as facções. Para nós, vale o comando de combatê-las e vamos agir com a força que a lei nos permite. Facção criminosa em nosso estado não vai estabelecer nenhum comando”, enfatizou o titular da SSP-MA.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, ressaltou o propósito “significante da operação conjunta das polícias, com todo o efetivo e aparato da Polícia Militar nas ruas, pela redução da criminalidade e segurança dos cidadãos”. A operação prossegue ao longo da próxima semana, sendo reforçado nos fins de semana. Entre os bairros que receberam a operação estão Turiúba, Outeiro, São Cristóvão, Maiobão, Cidade Operária, Panaquatira, MAs 204 e 201, entre outras.

Para quem acompanhou o trabalho policial neste primeiro dia da grande operação, o sentimento é de segurança. É o que avalia Johnny Matos, que mora na Cidade Operária. “Com certeza, a gente se sente bem mais seguro com essa ronda da polícia, sobretudo nessa área aqui do bairro, onde tem uma área pública que é a praça. Aqui é um ponto onde as pessoas vêm para a porta para conversar, e ver a polícia nas ruas nos deixa mais tranquilos”, afirmou o morador, que presenciou as equipes em operação na frente de sua residência.