Quase metade dos Restaurantes Populares do Maranhão está nas cidades mais carentes

Mais recente cidade a receber o Restaurante Popular foi Brejo de Areia (Foto: Divulgação)

A rede de Restaurantes Populares do Maranhão continua se expandindo e chegando a quem mais precisa. Já são 51 unidades em todo o estado. E quase metade deles está nas cidades do Plano Mais IDH, que vem melhorando a qualidade de vida nos municípios mais carentes do Maranhão.

São 24 Restaurantes Populares nestas cidades. Mais uma unidade será aberta nos próximos dias, em Amapá do Maranhão.

Portanto, faltarão apenas cinco restaurantes para que as 30 cidades do Mais IDH tenham uma unidade destas, que servem refeições completas e nutritivas a R$ 2.

Os municípios do Mais IDH que têm Restaurante Popular são Newton Bello, Centro Novo, Satubinha, Itaipava Do Grajaú, São Francisco do Maranhão, Arame, São João do Sóter, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Aldeias Altas, Cajari, Conceição do Lago Açu, Lagoa Grande, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Serrano, São João do Caru, Santa Filomena, Pedro do Rosário, Araioses, Água Doce do Maranhão, Belágua, Milagres do Maranhão e Brejo de Areia.

De acordo com o governado Flávio Dino, o Restaurante Popular é “um dos programas estruturantes de um novo desenvolvimento, que – para ser verdadeiro – exige justiça social. É o programa Mais IDH avançando”.

Economia

A mais recente cidade a receber o Restaurante Popular foi Brejo de Areia. “Um espaço deste aqui para nós e para a nossa população é bom demais. É uma melhora para toda a cidade”, diz o pedreiro Antonio Farias.

O local também representa uma economia boa para o bolso dos moradores. “Vai ter uma redução de 90% no meu gasto. Se todo dia eu vier aqui, vai ser economia de 90%”, afirma Farias.

O lavrador Raimundo do Vale lembra que o espaço também oferece cursos para o mercado de trabalho e compra de produtos da agricultura local, além de atividades para a terceira idade: “Isso só tem a impactar muito bem no nosso município”.