Restaurantes Populares ganham cardápio especial durante o período junino

População aprovou oferta de pratos típicos nos Restaurantes Populares. Foto: Divulgação

Acompanhando o clima dos festejos juninos, o Governo do Estado decidiu ofertar aos frequentadores dos Restaurantes Populares da capital e dos interiores, um cardápio especial de comidas típicas. Foram servidos, nesta semana, pratos como torta de camarão, de caranguejo, arroz de cuxá, peixe frito, pirão, mingau de milho, dentre outros.

Os equipamentos públicos de alimentação são administrados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). De acordo com o titular da pasta, Neto Evangelista, a oferta de refeições em alusão às principais datas comemorativas já faz parte da programação anual montada especialmente para as unidades. Segundo ele, a ação é uma forma de valorizar a todos os frequentadores que almoçam e jantam nos restaurantes populares.

“É muito importante que o público dos restaurantes populares se sintam bem e valorizados no ambiente no qual eles se alimentam. Pensando nisso, estamos sempre buscando formas de interagir com as comunidades onde estão instalados os equipamentos. E acredito que elaborar um cardápio especial em alusão às principais datas comemorativas do ano tem sido uma das maneiras mais elogiadas e aceitas pelos usuários”, disse Neto Evangelista.

Para o autônomo Ailan Wood Rabelo, de 46 anos, que se alimenta quase todos os dias no restaurante popular do bairro Sol e Mar, o almoço com cardápio diferenciado fez grande diferença no São João de muitos outros usuários do equipamento. “É um presente para a comunidade uma ação como essa aqui, pois sei que muitas famílias não têm condições de comer pratos típicos da data nos arraiais da cidade, por isso só posso parabenizar a equipe do Governo do Estado e da Sedes que sempre têm essa atenção com a gente”, contou Ailan.

E para Luciano Fontinellis, que trabalha como vendedor ambulante, o cardápio estava bem diversificado e muito bem preparado. “Almoço praticamente todos os dias na unidade do São Francisco e sempre aprovo a comida que é servida aqui, mas os pratos típicos estavam melhor ainda, principalmente o peixe feito escabeche, que é meu prato favorito”, disse Luciano.

Segundo a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan) da Sedes, Lourvídia Caldas, há uma série de ações voltadas especialmente para os restaurantes populares. E ter uma alimentação diferenciada nos períodos festivos como semana santa, dia das mães, São João e Natalé uma delas. “Estamos sempre inovando e criando oportunidades que possam integrar socialmente todo o público dos restaurantes. Os espaços, além de ofertar uma alimentação de qualidade, também são utilizados pela comunidade para cursos de qualificação profissional, permitindo às famílias uma experiência a mais que poderá ser utilizada em casa ou como uma renda extra”, explicou a secretária.

Os Restaurantes Populares integram a política de segurança alimentar e nutricional desenvolvida pelo Governo do Maranhão, visando a redução do índice de insegurança alimentar no estado. Atualmente, existem 14 unidades em várias regiões, onde são servidas 18 mil refeições diárias, pelo valor de R$ 2 cada. Os restaurantes estão localizados nos bairros Cidade Olímpica, Anjo da Guarda, Sol e Mar, Maiobão, Coroado, São Francisco e Liberdade e nos municípios de Lago da Pedra, Pedreiras, Zé Doca, Chapadinha, Açailândia, Grajaú e Colinas.