São Luís 408: com milhares de atendimentos, Casa Ninar e Clínica Sorrir se consolidam como excelência em saúde

Clínica Sorrir (Foto: Divulgação)

Em 2017, uma casa de veraneio usada para festas luxuosas no passado se transformou em uma das principais referências do país em acolhimento e tratamento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento. Estamos falando da Casa de Apoio do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças. Ou, simplesmente, a Casa de Apoio Ninar.

A unidade, que abriga inclusive os familiares de crianças com microcefalia, autismo e outros distúrbios do neurodesenvolvimento, hoje é sinônimo de um novo modelo de assistência estadual de saúde pública: mais acolhedor e humanizado. Instalado em São Luís, o equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) não é o único a remodelar a rede de assistência em saúde pública e gratuita nos últimos anos.

Quem também tem uma trajetória semelhante é a Clínica Sorrir, ou Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão, que vem transformando a vida de milhares de maranhenses, com mais de 270 mil procedimentos realizados desde 2018.

Aberto de segunda a sexta-feira, em estrutura localizada em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, na capital maranhense, a Clínica Sorrir oferece consultas e procedimentos como radiografia, endodontia, periodontia, pequenas cirurgias, e atendimentos mais complexos como prótese, punção para biópsia, cirurgia oral, buco-maxilo-facial, entre outros, sempre após encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atendimento previamente agendado.

Números expressivos

Casa de Apoio Ninar (Foto: Divulgação)

Os números da Casa de Apoio Ninar também são expressivos. Com quatro anos de funcionamento, segundo a SES, a unidade de saúde já realizou 55.901 atendimentos fisioterápicos, 19.720 atividades educativas, 105.564 consultas multidisciplinares, 27.416 consultas médicas, 3.254 diagnósticos em oftalmologia, 13.848 procedimentos de enfermagem, 16.310 procedimentos multidisciplinares, 31.202 terapias em grupo, 13.154 terapias individuais, 20.753 acompanhamentos em reabilitados, 7.426 serviços diagnósticos em fonoaudiologia, 6.637 sessões terapêuticas e 1.307 Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).

Entre os serviços oferecidos Casa Ninar estão: acolhimento de crianças portadoras da paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose, Síndrome de Down, hidrocefalia, paralisia cerebral por anoxia e epidermólise bolhosa.

A Casa de Apoio Ninar é administrada pelo Instituto Acqua e os agendamentos do serviço ambulatorial estão sendo realizados pelo telefone (98) 99138-8902.