São Luís 408: novas praças democratizam espaços públicos e melhoram qualidade de vida na capital

Nova Praça dos Poetas (Foto: Divulgação)

Desde a antiguidade greco-romana, as praças desempenham funções vitais para as cidades, tal como a Ágora de Atenas foi primordial para a constituição do espaço urbano daquela civilização. Em 2016, com pouco mais de um ano do seu primeiro mandato, o governador Flávio Dino já defendia que “inaugurar praças significa acreditar que espaços públicos de convivência e lazer são insubstituíveis para cidades mais humanas”.

Prestes a completar 408 anos de fundação, a cidade de São Luís, conhecida pelos seus belos e históricos logradouros – que se confundem com a própria trajetória cultural da capital -, coleciona um conjunto de novas praças públicas construídas (ou em construção) pelo Governo do Maranhão, que vem ajudando a democratizar os espaços de lazer e convivência entre a população.

Daqui a alguns dias, a cidade vai ganhar a Praça dos Poetas, no Centro Histórico. Muitos outras ainda virão.

Abaixo você confere algumas das praças entregues ou em execução pela administração estadual em vários bairros de São Luís, que vêm reconfigurando espaços antes degradados e esquecidos, em equipamentos públicos plurais e adaptados a um conceito geral: proporcionar mais qualidade de vida.

Praça do Cohatrac

Entregue no final de julho de 2020, a obra de revitalização completa da Praça do Cohatrac foi idealizada para incentivar a integração e transformar o equipamento público, que tem 3.852 m², em um espaço democrático de interação, lazer e convívio social.

O novo espaço conta com equipamento para acesso à internet; local aberto para a realização de eventos; salão de eventos com banheiro acessível; concha acústica; praça de alimentação; espaços de vivência com grafite; área de jogos e playground; acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida; novos mobiliários (bancos, lixeiras); melhor iluminação e academia de saúde.

Palco do tradicional Festejo de Nossa Senhora de Nazaré, da Igreja Católica, a praça localizada no coração de um dos bairros mais populosos de São Luís foi comemorada pela comunidade.

“Em nome dos padres da nossa paróquia queremos agradecer essa maravilha, que com certeza será o local dos nossos eventos e celebrações”, disse o Pároco Bartolomeu, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, durante a inauguração simbólica da praça.

Cidade Operária

Um espaço com uma estética moderna e apto para a realização de uma diversidade de atividades físicas de lazer. Esse é o resultado final da obra da intervenção urbanística no antigo Viva da Cidade Operária, que redesenhou completamente um espaço que há anos estava abandonado.

O local agora tem concha acústica, playground, pista de caminhada ampliada, bicicletário, estação para exercícios físicos para distintos públicos, área de vivência com pergolados, mesa para jogos e áreas verdes, quadra poliesportiva totalmente reformada, quadra de areia, pista de skate, área para piquenique familiar, praça de alimentação para foodtruck e painel artístico com grafite, além de campo de futebol com iluminação e vestiários novos.

“Aqui mudou muito, mudou 100%. A gente precisava disso, de uma área de lazer aqui na Cidade Operária. Há muito tempo a gente precisa de um espaço desse aqui para a população. Chegou em uma hora boa”, avalia dona Iraneide Vieira, que mora há 33 anos no bairro.

Praça do Caratatiua

Praça do Caratatiua (Foto: Divulgação)

A Praça Odorico Amaral de Matos é um dos principais espaços do Caratatiua. Nele, os moradores realizavam diversos tipos de práticas de esporte e lazer e também atividades de incremento da economia, como venda de lanches. Com o passar dos anos, entretanto, a praça foi sendo deteriorada pela ação do tempo.

A obra de reforma encabeçada pela Agência Executiva Metropolitana (AGEM) e com apoio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) requalificou integralmente o espaço.

Com a reforma, a Praça ganhou academia ao ar livre; novos bancos de concreto; instalação de corrimão de aço inoxidável nas duas escadas; recolocação de meio-fio com sarjeta no entorno e reconstrução da calçada e muretas nos canteiros, com nova pintura; novo piso interno, que agora é em blocos sextavados. O coreto, muito utilizado pelos moradores, também foi totalmente reformado. O novo espaço conta agora com nova iluminação e grama.

“Agora sim nós temos uma área com conforto e segurança para chamar de nossa!”, disse a autônoma Paula Vieira, que mora no Caratatiua há quase meio século.

Praça Vila Bacanga

Quadra do Bacanga (Foto: Divulgação)

A Praça e Quadra da Vila Bacanga é um dos espaços mais centrais do bairro, localizado na Avenida dos Portugueses, em frente à Universidade Federal do Maranhão. Degastado pelo tempo, segundo os moradores, o espaço estava se tornando perigoso para utilização. Obra de revitalização mudou o cenário por lá.

Com a reforma, o local, que agora se chama Praça e Quadra Poliesportiva das Margaridas, foi totalmente reestruturado. Na Praça foram instalados equipamentos como playground, academia da saúde e canteiros arborizados, com piso intertravado cimentado colorido. Já a Quadra Poliesportiva, que está inserida na Praça e possui 308,73m², conta com duas arquibancadas, duas áreas para livre circulação, sala administrativa e depósito para materiais esportivos.

“Estava tudo danificado, sujo e era um risco de acidentes. Agora temos uma praça de verdade, com uma quadra em que podemos praticar vários esportes e realizar eventos”, avalia a vigilante Alciléia Santos, uma das lideranças da comunidade.

Novos projetos – Praça da Cobal

O bairro do Monte Castelo está prestes a ganhar uma nova praça onde antes funcionava o antigo hortomercado Cobal. Denominada de Praça da Cobal, o projeto está sendo realizado em uma área de 3.743m².

A proposta é criar um espaço que proporcione além de lazer, um ambiente de descanso com áreas que para leitura e conversa mais reservada dos usuários em recuos projetados para esse fim.

A Praça Cobal contará com playground, área de jogos de tabuleiro, academia ao ar livre e praça de alimentação, todos esses ambientes estão no nível superior onde também faz parte do conjunto áreas verdes com gramado, plantas ornamentais e árvores.

Toda a praça vai receber iluminação em led de altíssima qualidade, trazendo mais segurança para os espaços, além da iluminação cênica em lugares estratégicos.

Devido a pandemia de Covid-19 a obra foi temporariamente paralisada, mas já os trabalhos já foram retomados e hoje a intervenção urbanística se encontra com 25% de execução.