Serviços retomam e Vigilância Sanitária reforça fiscalizações educativas

Vigilância Sanitária fiscaliza retomada de serviços. Foto: Divulgação

Foram intensificadas as fiscalizações a estabelecimentos e serviços que voltaram a funcionar, permitidos por decreto do Governo do Estado. O trabalho é coordenado pela Superintendência de Vigilância Sanitária Estadual (Suvisa), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), e prioriza municípios da Região Metropolitana de São Luís, nos bairros onde há maior demanda e mais pontos de aglomeração de pessoas. O objetivo é sensibilizar a população para cumprir as medidas restritivas e, assim, diminuir os riscos de contágio pelo novo coronavírus.

Vigilância Sanitária fiscaliza retomada de serviços. Foto: Divulgação

Mais de 1,5 mil ações foram realizadas na operação, desde seu início, em março. São cerca de sete equipes, atuando de segunda a sábado, nos turnos da manhã e tarde. O titular da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), Edmilson Diniz, pontua que “a instituição tem agido rotineiramente com esta agenda, para fortalecer o trabalho de combate ao novo coronavírus no Estado”. A ação estadual é feita em conjunto com vigilâncias sanitárias municipais e apoio da Polícia Militar, Bombeiros Civis e Procon.

As equipes orientam evitar aglomerações internas, etiqueta respiratória, uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social, entre outros. Em caso de descumprimento, pode culminar em autuação com advertência, multa e interdição. Todo o trabalho tem base na educação e sensibilização, para manter os serviços funcionando, a economia movimentando e as pessoas protegidas, enfatiza Edmilson Diniz. “A ação tem se mostrado de grande importância para sensibilizar as pessoas no cumprimento dos protocolos sanitários”, reforça.

O plano de trabalho é atualizado conforme novos decretos e será potencializado nas próximas semanas, priorizando os novos serviços que foram permitidos abrir. “Nossa maior intenção é combater a pandemia e manter a economia ativa. É a forma que temos que dar resposta à população e garantir a assistência de qualidade e segurança aos cidadãos”, disse o titular da Suvisa.

Vigilância Sanitária fiscaliza retomada de serviços. Foto: Divulgação