Unidades plenas do Iema são destaque pelo desempenho no Enem 2019

Iema

Unidade plena do Iema (Foto: Divulgação)

Com resultados acima da média do Maranhão em todas as áreas e acima da média do Nordeste em parte delas, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) está entre as melhores escolas do Brasil, sendo destaque na região Nordeste, com melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), medido entre as escolas públicas.

Em Linguagens, o Iema ultrapassou a média nacional, regional e estadual com uma pontuação de 509,5; a média do Brasil foi de 494,6; e do Nordeste de 486,6; no Maranhão, a pontuação foi de 476,5, levando-se em consideração todas as escolas públicas (Federais, Estaduais e Municipais).

Na área de Ciências Humanas, a média dos alunos do Iema foi de 496,1, ultrapassando a média do Maranhão que foi de 457,1 e do Nordeste de 469, 2. Em Ciências da Natureza, a média foi de 466,1; deixando para trás as médias regionais e estaduais que foram de 432,0 e 441,1, respectivamente. Em redação, o Iema se manteve em destaque com a média de 594,7, ultrapassando a média maranhense de 498,7 e do Nordeste de 518,8. A média geral obtida no Enem foi de 512,3; maior que a média do estado que ficou em 465,9; e do Nordeste de 478,7.

Alunos da unidade plena do Iema Pindaré-Mirim (Foto: Divulgação)

Ao todo, alunos de dez unidades plenas do instituto (Axixá, Bacabeira, Coroatá, São Luís Centro, Pindaré-Mirim, São José de Ribamar, Timon, Gonçalves Dias, Bacelar Portela e Rio Anil) participaram do exame no ano passado, tendo como classificação de desempenho muito satisfatória.

Para o secretário-adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello, com os resultados o Iema cumpre seu papel de levar aos jovens maranhenses uma educação de excelência. “O desempenho do Iema no Enem 2019 foi bastante significativo, em alguns casos a nota do Iema foi a média do Nordeste e acima das notas do Maranhão. Isso prova que estamos no caminho certo, oferecendo educação de qualidade e formando jovens que irão ajudar a transformar o Maranhão”, destacou.

De acordo com o diretor de Ensino e Pesquisa do Iema, Elinaldo Silva, os resultados chegam para consagrar o trabalho desenvolvido em 2019. “Parabenizo todos os nossos estudantes pelo resultado, mas estendo também as homenagens aos professores e gestores que fazem um trabalho muito bom em relação à formação dos nossos jovens protagonistas, ajudando-os para que eles possam concretizar seus projetos de vida, seja pelo ensino superior, mercado de trabalho ou através do empreendedorismo”, afirmou Elinaldo, acrescentando que as unidades plenas do Iema têm como missão preparar os jovens para a continuidade do estudo.

“O Enem é um desses caminhos. Tivemos médias muito boas, sobretudo nas áreas de linguagens e redação. O Enem é uma porta de entrada para a universidade e nossos alunos têm se destacado neste exame todos os anos, mas em 2019 tivemos um resultado bem próspero e exitoso”, completou.

As médias do Enem 2019 das unidades plenas do Iema, nas cinco áreas de conhecimento, foram divulgadas em relatório pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As tabulações foram feitas pela Startup Evolucional, levando em consideração os seguintes aspectos: critérios para o cálculo das proficiências por escola e divulgação das proficiências por unidade.