“Veio em uma hora boa”, diz costureira sobre venda de máscaras de proteção ao Governo do Maranhão

Delzenira do Nascimento já entregou parte da produção. Foto: Divulgação

“Todos Juntos Contra o Covid-19”. Esse é o nome do programa estadual que já contratou mais de 400 costureiros maranhenses para produção de máscaras de tecido reutilizáveis, que serão distribuídas gratuitamente à população.

Cada profissional contratado poderá vender até 1.000 unidades a R$ 2,50 cada, como prevê o edital do projeto, lançado em abril pela empresa Maranhão Parceria (MAPA). A medida é mais uma que integra o conjunto de ações do Governo do Estado para reduzir os impactos financeiros e sociais da pandemia do novo coronavírus.

Dos 800 profissionais credenciados, 442 foram contratados imediatamente para a primeira demanda de confecção das máscaras, que atenderá a Ilha de São Luís e municípios da Região Tocantina.

Entre os contratados, está a costureira Antonia Elza Reis, que mora em São Luís. Ela já entregou o primeiro lote de máscaras e recebeu 50% do valor global da contratação. Dona Antonia diz que o programa “veio numa boa hora”.

“Nesse momento muito difícil, não tinha serviço. Nesse momento tive que me reinventar. Esse programa veio numa boa hora. Estou muito satisfeita”, comemora em vídeo postado nas redes sociais.

O vídeo gravado por dona Antonia Elza foi compartilhado pelo governador Flávio Dino. Ele falou sobre o destino final das máscaras produzidas por costureiras como dona Antonia.

“Dona Antonia e centenas de outros costureiros e costureiras estão confeccionando máscaras mediante contratação do Governo do Maranhão. Máscaras são distribuídas gratuitamente em terminais de ônibus e para entidades sociais”, frisou o governador.

“Se sair, use máscara”

O uso das máscaras de tecido vem sendo amplamente defendido por infectologistas como um dos meios de proteção simples e eficiente contra o novo coronavírus.

Embora o distanciamento social ainda seja o principal vetor para controle do contágio, o uso da máscara é um importante aliado no cuidado pessoal e compromisso com a saúde alheia.

Dona Antonia Elza costura os equipamentos e sabe o tamanho da importância das máscaras em meio à crise epidemiológica.

“Não saia de casa. Se precisar sair, use máscara”, recomenda.

A costureira Delzenira do Nascimento mora em São José de Ribamar e também foi selecionada no “Todos Juntos Contra o Covid-19”. Ela diz que fica feliz em colaborar com a prevenção da doença.

“Para mim foi uma satisfação porque eu segui todos os critérios. É uma satisfação nós participarmos de tudo isso até para prevenção e também para os nossos cuidados”, ressalta Delzenira.

Mais de 1 milhão de máscaras

Além das 442 mil máscaras confeccionadas pelas costureiras, já foram produzidas ou adquiridas mais de 700 mil máscaras de proteção para distribuição no Maranhão.

Duzentas mil peças foram compradas pelo Governo do Estado e mais de 500 mil máscaras de tecido e de TNT (Tecido Não Tecido) foram produzidas por internos do Complexo de Pedrinhas.

Ao todo, serão entregues mais de um milhão de máscaras aos maranhenses em situação de vulnerabilidade econômica e social.